Ficha de missões dos Detacamentos político-militares

Cota
0071.000.025
Tipologia
Relatório
Impressão
Dactilografado
Suporte
Papel comum
Autor
Destacamento Político-militar do EPLA
Data
Idioma
Conservação
Mau
Imagens
3
Acesso
Público

DESTACAMENTOS POLITICO-MILITARES

FICHA DE MISSÕES

2a. Região
Zona A
Dest.

TIPO DE MISSÃO RECONHECIMENTO

DATA 21/2/965

OBJECTIVO: TOMBO [IOMBO?] e o Acampamento de um marinheiro no N4Kotche-Miteva

CONTINGENTE DESTACADO HENDA, PEDALE, PETROV, ROQUETTE, CAPITA, e os batedores Pascoal e Afonso Bulo.

RESPONSÁVEIS Chefe da missão, PEDALE, Chefe do Grupo HENDA, Subchefe do grupo ROQUETTE, Responsável de Reconhecimento PETTROV;

RELATÓRIO (incluir Itinerário, Tempo, Dificuldades, Comportamento colectivo e individual, fins obtidos, ensinamentos, erros e outros objectivos a procurar etc.)
Às 5,30 partiu-se do Quartel, mas por se esperar do camarada abatedor Pascoal, deslocou-se apenas do Tchimbuindindy às 6,40 com destino ao TOMBO. – Antes de se a linha (o caminho de fiote) que liga Sanga-Panda, que os soldados portugueses utilizam, chegou-se primeiramente à sombra do abatedor Pascoal (ponto B); aproximadamente tem 30kms – Tchinbuindindy - Sombra (6,4oh – 12,20h). Vinte minutos depois largou-se afim de atingir o dito caminho de fiote: às 14,55 atingiu-se este caminho, chegando-se ao Tombo às 17,50 aproximadamente 13Kms. No Tombo encontrou-se vestígios de os portugos terem se acampados há um mês; vestígios da sua passagem há um mês via-se ao longo de todo o caminho. Depois dum estudo, concluiu-se que há tempos lá estava acampado uma. Companhia (12o soldados). Quinze minutos depois prosseguiu-se o caminho, atravessou-se por um vale não muito profundo, o rio Linhuka afim de se averiguar se havia mais caminhos, que daria à estrada de Linhuka. Logo após de se ter atravessado o rio Linhuka, encontrou-se ainda vestígios de passagem de portugos. Porém como já se escurecia, decidiu-se acampar por ali (ponto C). Nesta mesma noite numa reunião dos responsáveis resolveu-se mudar de itinerário, isto é reconhecer o Acampamento de madeireiro no N’Kotche-Miteva e para tal teria que e regressar ao ponto B, a sombra, mas por um outro caminho. -
No dia seguinte as 6,10h partiu-se do ponto com destino à sombra ponto B, pelo caminho feito à margem direita do rio Linhuka e tenho chegado ao ponto B às 20,10h, tendo aproximadamente 60kms.
23-2 Descanso durante todo o dia. –
24-2 Pelas 6,40h partiu-se do local e por um outro caminho que sai ao lado esquerdo da sombra; depois duma marcha aproximada de 80kms chegou-se ao ponto C, porém como já se escurecia decidiu-se dormir aí.
25-2 Pelas 6,30h partiu-se do local e às 15,30h encontrou-se uma picada; progrediu-se pela esta picada aberta recentemente e sem ser utilizada pelo dono, com uma extensão de 4kms, encontrou-se uma clareira de 200 x 500 ms; e mais adiante encontrou-se uma estrada não utilizada desde há tempos; esta vai, aliás passa pelo acampamento e depois de 3Kms descobriu-se o referido acampamento, às 18,10. Como ainda havia um pouco de clareza, aproveitou-se fazer uma observação com o binóculo ao edifício e tendo se descobrido apenas uma porta entreaberta, mas sem sinais de vida humana.
Como havia um bosquezito à beira da estrada; decidiu-se camuflar-se aí cuidadosamente.
Os camaradas HENDA, PEDALE e PETTROF afim de se descobrir alguma coisa, fizeram uma progressão em direcção da casa à noite; estra progressão não se conseguiu descobrir nada, pois ouvia-se apenas vozes que vinham de longe. Regressou-se ao lugar escolhido para se camuflar e dormiu-se.

CROQUIS
[mapa desenhado à mão]
O RESPONSÁVEL

 Logo pela manhã do dia seguinte, tentou-se mais uma vez progressão, pois que do sítio não se descobria nada devido ao denso nevoeiro. Nesta manhã apenas conseguiu se descobrir uma sanzala que se encontra ao lado esquerdo da mesma estrada. Porém como se ouvia vozes que vinham doutro lado e ignorava-se por onde passariam, interrompeu-se a progressão para se recuar; Depois do recuo e como não se descobria mais nada, decidiu-se dar por finda a missão a regressar ao Quartel, atravessando o rio Koyo e passando por Minzau, mas não chegando mais à sombra. Assim se fez. Partiu-se daquele local às 9,10 e chegando ao Tchimbuindindy às 19,45h.
O comportamento colectivo foi bastante satisfatório.
Ao fim de tudo, pode-se afirmar que conseguiu se fazer um grande reconhecimento que poderá nos ser útil nas nossas próximas acções.

Gimpungu, 27 [está escrito 37] de Fevereiro de 1965.-

O Responsável de Reconhecimento
PETTROV

 

Ficha de missões dos Detacamentos político-militares, 2ª Região, zona A, assinada por Pettrof [Santana Pitra] - Responsável do Reconhecimento. Nomes do Destacamento: «Henda, Pedalé, Petrov, Roquette [Próspero Taty], Capita, Pascoal [Macosso] e Afonso Bulo» (Gimpungu).

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.