Sobre o Projecto

Image
Logo Trilhos Horizontal

 

O Projecto Angola – Nos Trilhos da Independência, promovido e dirigido pela Associação Tchiweka de Documentação, e com a produção audiovisual da Geração 80, nasceu da necessidade de preservar a História (e as histórias) dos que participaram na luta de libertação de Angola. Foi considerada uma tarefa urgente, pois a cada dia que passa perde-se mais uma voz dos protagonistas. O momento era oportuno, no país finalmente sem guerra e com o distanciamento histórico e a serenidade que este tipo de depoimentos requer. Iniciado em 2010, durante seis anos o Projecto Angola – Nos Trilhos da Independência produziu cerca de 1.000 horas de entrevistas a cerca de 600 participantes da luta pela independência e a personalidades, nacionais e estrangeiras, com ela relacionadas. Foram filmados locais associados a essa luta, alguns pela primeira vez. Diversos países foram visitados, mas o maior volume de trabalho foi, naturalmente, em Angola. Por outro lado, muito tempo foi dedicado a investigar o material fotográfico, documentos, filmes e jornais, tanto do arquivo da ATD, no Centro de Documentação Tchiweka, como de outros arquivos públicos e privados, no país e no estrangeiro, onde se acabou por descobrir muito material de grande interesse, algum até então desconhecido.

 

As entrevistas

A diversidade social, política e cultural dos entrevistados traduz a abrangência que, desde o início do Projecto, era procurada como condição essencial para atingir os seus objectivos. As centenas de entrevistas feitas apresentam uma grande variedade, quer no tempo de duração, quer na forma e nas circunstâncias em que foram realizadas (ambiente público ou privado, com ou sem pré-entrevista, línguas usadas, etc.).

Como é norma em arquivos deste tipo, há necessidade de um tratamento posterior que passa pela edição do material audiovisual bruto e pela transcrição e organização do texto produzido, mantendo a integridade do testemunho. É um trabalho demorado e dispendioso, no qual não foi possível avançar ao ritmo que desejaríamos. Há também que considerar o respeito pela decisão dos entrevistados (expressa na autorização de utilização entregue quando da entrevista) no que se refere à comunicação ao público, na íntegra ou em parte, para objectivos de investigação ou outros. Por isso aqui apenas disponibilizamos alguns minutos de cada entrevista, estando o acesso à entrevista completa condicionado pelas questões acima referidas.

 

Documentário “Projecto Trilhos”

O documentário Projecto Trilhos, com cerca de uma hora, foi realizado por Mário Bastos e Kamy Lara. É um resumo audiovisual do que foi o Projecto Angola - Nos Trilhos da Independência,  destacando o trabalho realizado, nomeadamente as experiências da equipa no terreno e o esforço colectivo, desde a concepção à execução das diferentes componentes do projecto. Ao mesmo tempo, chama a atenção para a importância do arquivo audiovisual constituído e do documentário Independência que encerrou o Projecto em 2015.

 

Ver vídeos

Ver também