Centro de Documentação Tchiweka (CDT)

O Centro de Documentação Tchiweka tem por objectivo principal a organização e gestão do acervo bibliográfico e documental de Lúcio Lara, podendo acolher, preservar e organizar documentos de carácter diverso, doados ou entregues ao seu cuidado.

 

Image
Centro de Documentação (CDT) - 2

 

É responsabilidade do Centro de Documentação:

  • Organizar e inventariar os livros e publicações existentes no Centro e pô-los à disposição do público, na sala de leitura.
  • Preservar em condições arquivísticas aceitáveis, organizar e inventariar a documentação – manuscrita, impressa, policopiada, dactilografada, fotográfica - independentemente da sua comunicação ao público. São cerca de mil fotografias e algumas dezenas de metros lineares de pastas de documentos (originais e cópias).
  • Transferir para suporte digital e criar condições, no Centro e via Internet, para o acesso da documentação a comunicar ao público.
  • Sugerir e realizar, só ou em colaboração com outras instituições, edições de documentação seleccionada, em livro, CD ou DVD.
  • Acrescentar o seu acervo através de novas aquisições.

Desde a sua criação até 2017, o Centro de Documentação Tchiweka já organizou documentos do acervo de Lúcio Lara (até 1975) e digitalizou mais de 8.000 documentos e mais de 7.000 fotografias. O seu arquivo audiovisual inclui cerca de 600 entrevistas. Recebeu cerca de 200 fundos pessoais (tanto em papel como digitalizados).

Tem uma biblioteca, que tem vindo a enriquecer com obras recentes. A biblioteca conta com mais de 7000 títulos de livros e mais de 600 títulos de publicações periódicas (boletins, revistas, jornais).

Tem cedido material do seu acervo a pesquisadores, estudantes, jornalistas, realizadores, políticos, fundações, associações e particulares.