Outros Documentários do Projecto

 

Image
outros_documentarios

 

Ao longo dos seis anos do Projecto Trilhos foram produzidos vários vídeos, com duração aproximada de 10 a 30 minutos, sobre temas relativos à luta de libertação, alguns dos quais serviram também para serem apresentados nos locais onde se iam fazer entrevistas, tendo um papel importante na motivação e troca de informações.
O vídeo Depoimentos do Leste, por exemplo, foi realizado com imagens da luta no leste de Angola, para ser projectado nos locais por onde a equipa do Projecto passou, ao longo de cerca de 90 dias de viagem no interior de Angola e da Zâmbia. Permitiu estimular a partilha de memórias.
O vídeo Bengo – o Berço da Resistência mostra a importância que teve a resistência na província do Bengo no período colonial. Contém mapas explicativos da organização dos Movimentos de Libertação da altura e relatos de alguns intervenientes ligados à luta anticolonial. Podem ser vistos diferentes locais históricos nas matas do Bengo, entre as quais antigas bases militares com vestígios de 1968, como o famoso Quartel de Bernó.

Foram também realizados alguns vídeos com extractos das entrevistas, por ocasião de acontecimentos particulares. Um exemplo foi a entrevista ao primeiro Presidente de Cabo-Verde, Aristides Pereira, que o Projecto teve o privilégio de fazer e acabou por ser a sua última entrevista. Outro caso foi o vídeo (17 minutos) com alguns dos momentos marcantes da vida de João Vieira Lopes, para uma homenagem feita em 2011. Teve como base a longa entrevista, de mais de 15 horas, que este nacionalista angolano concedeu ao Projecto.

Outro tipo de material audiovisual, com o título genérico de "Bastidores Trilhos", inclui 20 curtos vídeos registando actividades das equipas do Projecto em várias províncias de Angola e alguns países estrangeiros (ver página Bastidores).

Também se produziram alguns documentários que destacamos abaixo:


Image
Mulheres de armas

 

 

 

MULHERES DE ARMAS


DOCUMENTÁRIO | ANGOLA | 2012 | 12min

Realização: KAMY LARA

Documentário realizado em 2012 no âmbito do Projecto “Angola - Nos Trilhos da Independência” sobre a participação da mulher angolana na Luta pela Independência  Nacional.


Image
São Nicolau - Eles não esqueceram

 

 

 

SÃO NICOLAU - ELES NÃO ESQUECERAM 


DOCUMENTÁRIO | ANGOLA | 2012 | 24min

São Nicolau foi, no período colonial, o maior campo de prisioneiros políticos angolanos, milhares deles sem julga-mento. A vastidão e estrutura do campo não eram as típicas de uma prisão, mas a fuga era praticamente impossível, entre o mar e o deserto.  A população de detidos e seus familiares vinha dos quatro cantos de Angola e dos mais diversos meios políticos, religiosos e profissionais. Todos partilhavam o sonho da Independência mesmo quando divergiam sobre os caminhos para a obter.


Image
A persistente fragilidade da memoria

 

 

 

A PERSISTENTE FRAGILIDADE DA MEMÓRIA


DOCUMENTÁRIO | 25min | ANGOLA | 2015 

Realização: GRETEL MARIN

Um filme que coloca o assunto da memória em evidência e levanta questões importantes sobre o tema. A recolha, a importância da preservação da memória sãos os personagens principais deste documentário onde podemos ouvir alguns testemunhos dos entrevistados e da equipa do projecto Angola - Nos Trilhos da Independência.