Biblioteca

Image
Biblioteca 1

 

A biblioteca pessoal de Lúcio Lara foi o núcleo inicial da Biblioteca que o Centro de Documentação da ATD foi encarregue de preservar, gerir e ampliar. Os milhares de livros e as colecções de periódicos desse espólio reflectem uma grande diversidade de interesses, com predomínio para a Política e a História, mas onde também há Literatura, Arte, Religião e outras temáticas. A paixão pelos livros levava Lúcio Lara a aproveitar as viagens para procurar em alfarrabistas edições já esgotadas, especialmente de obras relacionadas com a História de Angola. Esse seu interesse justificava, também, frequentes ofertas por parte de instituições, de amigos, ou de simples conhecidos. A partir de 2006, foi sobretudo por iniciativa da Associação que se adquiriram novas obras, no mercado angolano e no estrangeiro. A ATD procura manter uma Biblioteca actualizada em relação aos temas directa ou indirectamente relacionados com os seus objectivos e o seu Arquivo, destacando-se as lutas contra o colonialismo e o apartheid, as independências africanas e a evolução económica, política e social de Angola. 

As duas componentes da Biblioteca – o espólio de Lúcio Lara e as aquisições da ATD – embora bem identificadas, são consideradas como uma biblioteca única pelo Centro de Documentação, para efeitos de tratamento das obras, sua organização e consulta. Por outro lado, embora a Biblioteca não seja um "fundo" do Arquivo e tenha a sua página própria, ela aparece indicada como área de pesquisa a partir também da página principal do Arquivo da ATD.

Os livros, brochuras e periódicos estão maioritariamente em Português, mas há algumas centenas em Inglês, Francês e outras línguas, incluindo algumas dezenas em línguas africanas de Angola.

A Biblioteca da ATD é uma biblioteca pública, cuja consulta está sujeita a condições impostas pelo funcionamento do Centro de Documentação Tchiweka. Entretanto, num esforço para tornar algumas obras mais acessíveis, muitas brochuras e alguns livros estão digitalizados e disponíveis em pdf.

Duas secções principais compõem a Biblioteca: Livros e Publicações Periódicas.

Livros

Por enquanto, apenas uma parte dos cerca de 7 000 livros da Biblioteca gerida pelo Centro de Documentação Tchiweka tem informação completa disponível para pesquisa online, com opções para seleccionar as obras pelo ano de publicação, o idioma e a temática. Há um conjunto de obras também disponíveis em versão digital (pdf), seleccionáveis quando se faz a pesquisa específica nos livros ou, directamente, usando o link "exemplares com versão digital" no lado direito da página actual. Para comunicar ao público interessado a totalidade das obras existentes, optou-se por anexar a esta página listas bibliográficas com informação básica, as quais permitirão pesquisar autores e títulos.

Publicações Periódicas

Inclui algumas centenas de títulos de revistas, jornais e boletins, com um número muito variável de exemplares. Presentemente, apenas estão incluídas na Biblioteca as publicações impressas em gráficas (e não artesanais, como boletins policopiados). Porém, tanto no Arquivo Lúcio Lara como nos outros fundos e sub-fundos do Arquivo da ATD podem ser encontrados não só recortes de imprensa diversa, como boletins que, por conveniência e facilidade de organização, não foram transferidos para a Biblioteca.

Ver também

 


Listas simples

Documentos ainda não lançados

Edições Periódicas

Livros por ordem de Título

Livros por ordem de Autor