O que é a ATD

Image
logo_ATD_preto

 

A Associação TCHIWEKA de Documentação (ATD) é uma pessoa colectiva de carácter voluntário e sem fins lucrativos, com a missão fundamental de promover e divulgar actividades culturais, científicas e educativas que contribuam para preservar a memória e aprofundar o conhecimento da luta do Povo Angolano pela sua independência e soberania nacional.

Em 2012, foi reconhecida, por decreto presidencial, como instituição de utilidade pública.

A ATD tem vindo a sustentar as suas actividades através das quotizações dos seus associados e de alguns apoios públicos e privados.

Apesar das limitações humanas e materiais, a ATD tem cumprido com o seu principal objectivo: organizar e enriquecer o seu acervo e fazê-lo chegar ao público.

Em 2021, ano em que este objectivo foi levado mais longe, com a criação do portal que disponibiliza online grande parte da documentação dos arquivos da ATD, o trabalho da Associação foi reconhecido com a atribuição do Prémio Nacional de Cultura e Artes (o mais importante do Estado angolano para a área cultural) na categoria de "Investigação em Ciências Sociais e Humanas".


 

Objectivos

  • Organizar e gerir uma Biblioteca e um Centro de Documentação, tendo por base o acervo bibliográfico e documental de Lúcio Lara, onde poderão também ser acolhidos e preservados outros documentos relacionados com a luta de libertação nacional.
  • Facilitar o acesso à documentação e divulgar os estudos efectuados no quadro da sua missão fundamental.
  • Promover projectos de formação e de investigação em domínios que se enquadrem no seu âmbito de actividade.
  • Promover a realização de encontros com individualidades e organizações ligadas à luta pela libertação de África, especialmente da ex-CONCP, da África Central e da África Austral.
  • Promover o intercâmbio e a realização de encontros entre organizações congéneres, especialmente com as de países ligados ao processo da independência de Angola.
Image
Documentos do Centro de Documentação (CDT) - 2

Estratégia e Projectos

Um dos pilares em que assenta a actividade da ATD é o tratamento e publicação do acervo documental existente, constituído em grande parte pelo património documental de Lúcio Lara, ao qual se juntam contribuições de várias personalidades. As tarefas realizadas neste domínio levaram em 1997 à publicação do primeiro volume de «Um Amplo Movimento…» que abarca documentação e comentários de Lúcio Lara referentes ao período anterior a 4 de Fevereiro de 1961.

 

Image
combinacao_amplos_movimentos

Com a criação da ATD em 2006, esta Associação assumiu a responsabilidade de dar seguimento àquela tarefa, tendo sido publicados mais dois volumes de documentação, sendo o Volume II referente a 1961-1962 e o Volume III referente a 1963-1964.

 

Outro dos fundamentos da actividade da ATD é a tarefa de catalogação, conservação e disponibilização para consulta das obras existente na Biblioteca anexa ao Centro de Documentação. É pretensão da Associação que as suas instalações possam constituir um local privilegiado onde estudantes e investigadores tenham acesso a fontes históricas como livros, jornais e revistas e outros documentos úteis para trabalhos de pesquisa em diversas disciplinas.

Os programas e planos de actividades da Associação assumem a forma de projectos levados a cabo por associados e outros colaboradores. Ressaltam, entre outros, a publicação em 2009 de uma fotobiografia do patrono da ATD, Lúcio Lara “Tchiweka” 80 anos - Imagens de um Percurso, e a publicação em 2011 de artigos marcando o 50º aniversário de acontecimentos ocorridos em 1961 (um em cada mês do ano). Estes artigos foram reunidos em livro em 2015, sob o título 1961 – Memória de um Ano Decisivo. Em 2017, foi lançado o livro Arte e Combate – Cartazes e postais do acervo da ATD, trazendo a público documentação menos conhecida da luta anticolonial.

 

Image
Combinacao - Livros

 

 

De maior envergadura foi o projecto Angola – Nos Trilhos da Independência que recolheu, com a colaboração da produtora audiovisual Geração 80, cerca de 600 entrevistas de antigos participantes da luta de libertação nacional e de diversas personalidades nacionais e estrangeiras com ela relacionadas, assim como filmagens de locais onde a luta se desenrolou. No quadro das comemorações do 40º aniversário da Independência, a ATD apresentou em 2015 o documentário Independência, com base no trabalho desenvolvido no decurso do projecto. O documentário recebeu o prémio Nacional de Cultura e Artes na disciplina Cinema e Audiovisuais em 2016.

 

Ver também

  •  

    Estatutos

    Estatutos da Associação Tchiweka de Documentação.