Sobre o Arquivo da ATD

Image
combinacao_sobreo_o_arquivo

 

A ATD definiu como tarefa central a preservação e divulgação da memória da luta do Povo Angolano pela sua independência e soberania nacional. Desse modo, a Associação contribui para dar visibilidade e aprofundar o conhecimento sobre as lutas anticoloniais que marcaram grande parte da História do século vinte.

A criação do Centro de Documentação Tchiweka permitiu dar ao espólio documental e bibliográfico de Lúcio Lara o carácter e a organização de um verdadeiro arquivo, sendo o Arquivo Lúcio Lara um dos dois principais Fundos do Arquivo da ATD. Até 2020, foram digitalizados mais de 10.000 documentos textuais (para o período até 1975) e mais de 7.000 fotografias, projectando-se dar continuidade a esse trabalho e aumentar o número de documentos de acesso público.

O Arquivo da ATD incorporou também, no âmbito das actividades da Associação, doações pessoais de alguns milhares de documentos (originais, fotocópias ou digitalizados). Com a realização do Projecto Trilhos (2010-2015) deram entrada no Arquivo da ATD centenas de entrevistas audiovisuais e muito material com elas relacionado. Todo esse conjunto de documentos, de tipologia e origem diversa, pertence actualmente ao Fundo ATD, organizado em diversos sub-fundos. Por outro lado, embora a Biblioteca não seja um "fundo" do Arquivo e tenha página própria, ela aparece aqui como a terceira área de pesquisa acessível a partir da página do Arquivo da ATD.

O Arquivo da ATD é actualmente reconhecido como um dos arquivos privados angolanos mais importantes para a história contemporânea.

 

Fundos

O Centro de Documentação da ATD organizou o Arquivo documental em dois Fundos principais, designadamente o Arquivo Lúcio Lara e o Fundo ATD. Este segundo Fundo desdobra-se em Sub-fundos, alguns designados "Colecção" quando se trata de um conjunto de documentos entregues em determinada data à ATD pelo detentor original desses documentos, ou por alguém em seu nome.

Arquivo Lúcio Lara

Corresponde ao espólio documental de Lúcio Lara "Tchiweka" que se encontra à guarda da ATD. Ao longo de uma vida dedicada sobretudo à actividade política, Lúcio Lara reuniu vasta documentação, muito diversa, na maior parte pouco conhecida ou inédita, essencial para investigadores interessados na luta pela independência de Angola mas igualmente útil para outras áreas geográficas e temáticas.

Fundo ATD

Inclui a documentação de interesse histórico pertencente à Associação Tchiweka de Documentação, adquirida por diversas vias, quase sempre cedida por pessoas que estiveram directa ou indirectamente envolvidas na luta pela independência das colónias portuguesas. Em alguns casos, a documentação entregue foi tratada e classificada como uma "colecção"; noutros casos é incluída na "documentação vária", mas a sua origem é assinalada sempre que possível.

 

 

Espécies documentais

Tendo em conta a quantidade e diversidade de documentos no Arquivo da ATD e as habituais classificações arquivísticas, foram consideradas as seguintes categorias:

 

  •  

    Documentos textuais

    Os documentos textuais constituem o maior volume de documentos do Arquivo da ATD, com destaque para o Arquivo Lúcio Lara, incluindo uma grande variedade de textos manuscritos, policopiados ou impressos, em diversos idiomas. Esses documentos estão referenciados segundo uma tipologia que procura reflectir a sua diversidade e permite uma pesquisa direccionada: correspondência, comunicados, apelos, relatórios, brochuras, documentos programáticos, textos literários e muito mais.

  •  

    Fotografia

    As fotografias constituem uma importante parte do acervo da ATD. O Arquivo Lúcio Lara inclui alguns milhares de fotografias, parte das quais já está digitalizada e acessível neste portal, organizada por datas e locais e, sempre que possível, com informação sobre os fotografados e o contexto. No Fundo ATD destacam-se as fotografias reunidas durante a realização do projecto "Angola – nos Trilhos da Independência".

  •  

    Audiovisuais

    Nesta categoria se incluem sobretudo vídeos e filmes, mas há também gravações sonoras.

  •  

    Iconografia

    Nesta categoria se inclui todo o tipo de imagens que se apresentem individualizadas (com exclusão das fotografias) nomeadamente cartazes, desenhos e pinturas.

  •  

    Imprensa

    Grande parte dos jornais e outras publicações periódicas do espólio de Lúcio Lara foi incluída, para efeitos de gestão e acesso, na Biblioteca da ATD. Porém, para evitar desfazer o trabalho anterior e renumerar centenas de publicações, muitas delas mantêm-se ainda no Arquivo Lúcio Lara. A terminologia "publicações periódicas" corresponde a materiais impressos em tipografia, mas há muitas outras "publicações", ocasionais ou periódicas, policopiadas. Na categoria "Imprensa" estão também incluídos alguns milhares de recortes de jornais, já parcialmente digitalizados e acessíveis ao público.