Historial

Image
Combinacao - Historial

 

 

Ao longo de toda a sua trajectória, Lúcio Lara teve sempre o cuidado não só de conservar os seus livros, como os seus apontamentos, cópias de documentos de todos os tipos, fotografias e outros materiais de carácter histórico.

As rápidas transformações políticas das recentes décadas no continente africano, e em Angola em particular, assim como a escassez da documentação que sobreviveu aos conturbados processos da luta anticolonial e aos conflitos subsequentes, justificam a preocupação crescente, de investigadores e instituições diversas, com as fontes escritas e orais da luta de libertação na África central e austral.

Com o surgimento da 2ª República, Lúcio Lara, já fisicamente debilitado, decide com sua esposa Ruth proceder à organização e edição dos documentos reunidos ao longo da vida. Ruth irá dedicar-se inteiramente a essa tarefa.

Assim, em 1997, foi publicado "um amplo movimento… Itinerário do MPLA através de documentos e anotações de Lúcio Lara (até Fev.1961)", volume primeiro dum previsto conjunto de três.

O livro foi editado por Lúcio e Ruth Lara. Ruth Lara (que assegurou todo o trabalho de organização, selecção, transcrição, tradução e digitação dos documentos). Este 1º volume contou com comentários e observações de Lúcio Lara, o que já não foi possível nos outros dois volumes publicados em 2006.

No entanto, a doença e o prematuro falecimento de Ruth Lara interromperam abruptamente esses projectos.

Em 2003, embora a saúde de Lúcio Lara já não lhe permitisse contribuir como fizera no 1º volume, foi decidido dar continuidade ao trabalho de salvaguarda, compilação e publicação dos documentos organizados e classificados por Lúcio e Ruth.

O encargo principal foi assumido pela filha, Wanda Lara, cujo empenho total desde 2003, e com o apoio financeiro do GAS (Grupos África da Suécia) e do NAI (Nordic Africa Institute) permitiu apresentar ao público, em Outubro de 2008, mais dois volumes de documentos e fotografias, correspondentes ao período compreendido entre 1961 e 1964.

Outra preocupação de Lúcio e Ruth era de permitir a consulta da documentação e da biblioteca. Surgiu a ideia de criar um Centro de Documentação que permitisse que livros e documentos, relacionados com a luta de libertação nacional, estivessem organizados, catalogados e disponíveis à consulta. Com o apoio da Presidência da República e do MPLA foi construído um anexo à residência de Lúcio Lara, permitindo paulatinamente criar as condições para a concretização deste objectivo.

 

Image
Alguns membros da criação da ATD em 2006

 

Em 2006, foi criada a Associação Tchiweka de Documentação, tendo como membros fundadores Lúcio Lara (Tchiweka), Aníbal da Silva, Armanda da Conceição, Benigno Vieira Lopes, Bruno Lara, Catarina Augusto Baio, Elsa Almeida e Sousa, Jean-Michel Mabeko Tali, João Garcia Bires, Joaquim Boavida, José Francisco Tuta, José Katuya, Júlio de Almeida, Maria da Conceição Araújo, Maria da Conceição Neto, Paula Pena, Paulo Lara, Paulo Teixeira Jorge, Rodeth Makina Gil e Wanda Lara.