Publicações de Paulo Lara

Nesta secção das Publicações colocamos à disposição do público textos diversos produzidos por Paulo Lara (1956-2022) incluídos em livros ou publicados em jornais angolanos, por vezes difíceis de localizar ou de obter. Em alguns casos foi necessário algum trabalho de edição e formatação, por razões técnicas, mas os textos e fotos respeitam os conteúdos das publicações originais. 
Uma grande parte da vida de Paulo Lara foi dedicada à actividade militar, primeiro na luta pela independência de Angola e, depois, na luta pela soberania nacional e pela defesa do Estado angolano. Foi já depois do fim da guerra civil angolana que ele passou pela experiência académica fora do âmbito militar, licenciando-se em Relações Internacionais e tendo um curto período de docência. Como analista, militar ou civil, Paulo Lara sempre fez questão de que as suas análises e interpretações dos acontecimentos tivessem "os pés bem assentes no chão", não se satisfazendo com argumentos puramente teóricos e afirmações não demonstradas.
Os artigos que publicou resultaram da sua genuína preocupação com a falta de informação disponível para que "as novas gerações" (como gostava de dizer) pudessem conhecer melhor a história do seu país. Mas aconteceu várias vezes que a decisão e o momento da publicação tenham surgido da necessidade de questionar, ou mesmo contradizer, versões de episódios da história angolana que circulavam na imprensa nacional e internacional e que não correspondiam ao que, segundo ele, investigações mais documentadas podiam revelar. 
E assim o militar que era o general Paulo Lara, conjugando a sua capacidade de análise com um vasto e persistente trabalho de recolha de fontes escritas e orais, entrou decididamente em terrenos normalmente reivindicados por historiadores ou por jornalistas de investigação. Os seus textos mostram como o fez, sem receio de enfrentar polémicas e pondo em primeiro lugar o esclarecimento de factos e acontecimentos de um período da história de Angola de que foi, ele também, protagonista.