Comunicado da CONCP sobre fuga de Agostinho Neto de Portugal

Cota
0036.000.037
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
CONCP - Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas
Locais
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
Observações

Foi publicado no 2º volume de «Um amplo movimento…»

Acesso
Público

CONFERÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES NACIONALISTAS
DAS COLÓNIAS PORTUGUESAS
(CONCP)

Secretariado Permanente
6, Rua Paul Tirard
Rabat - Marrocos

O Secretariado Permanente da Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas tem o prazer de comunicar à opinião internacional que o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) acaba de conseguir organizar a saída clandestina do Dr. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO, Presidente de honra do MPLA que estava com residência fixa em Portugal, desde 24 de Março de 1962.
Estamos lembrados que o Dr. NETO, preso em Luanda (Capital de Angola) a 8 de Junho de 1960, transferido em seguida para Lisboa e depois para as ilhas de Cabo Verde, tinha sido encarcerado de novo na prisão de ALJUBE (Lisboa) a 26 de Setembro de 1961.
Graças à intervenção de numerosas organizações democráticas assim como de várias personalidades, a polícia portuguesa tinha sido obrigada a pô-lo em liberdade – ­proibindo-o, no entanto, de sair de Portugal.
Finalmente hoje o MPLA iludiu a vigilância do poder colonial fascista português conseguindo a saída clandestina de Portugal do Dr. NETO, acompanhado da mulher e seus dois filhos.
O Secretariado Permanente da CONCP, dando a conhecer ao mundo esta notícia – transmitida pela representação do MPLA em Léopoldville – saúda a importante vitória que o MPLA acaba de conseguir sobre o colonialismo português, vitória que constitui também um sinal de força que esta organização angolana possui.
A libertação do Dr. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO, poeta e combatente da liberdade, líder da revolução Angolana, é um acontecimento de uma importância ­considerável e que terá grandes repercussões.
Este acontecimento enche de alegria, não apenas todo o povo angolano, mas também os povos de todas as colónias portuguesas, assim como todos os povos de África e do resto do mundo.
Hoje, o Secretariado Permanente da CONCP quer render homenagem à acção, à coragem e ao espírito de sacrifício do Dr. NETO, que fizeram dele um dirigente amado pelo povo angolano.
No momento em que o Dr. NETO recupera a liberdade e retoma o seu lugar no movimento de libertação angolano, o Secretariado Permanente da CONCP em nome dos povos do conjunto das colónias portuguesas, dirige uma saudação calorosa e ­fraterna a este grande patriota e líder da Revolução Angolana.

Rabat – 21 de Julho de 1962

SECRETARIADO PERMANENTE da CONCP

Comunicado da CONCP sobre fuga de Agostinho Neto de Portugal (Rabat)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados