Mbeto Traça

Nome completo
Mbeto Monteiro Traça
Sexo
Masculino
Local de nascimento
Sumbe
Data de nascimento

Mbeto Traça / Humberto Monteiro Traça (n. 1941, Sumbe, Angola) viveu no Kwanza-Sul e Luanda até ir para a Universidade em Portugal. Em 1963 foi preso em Lisboa pela PIDE, por pertencer ao MPLA e por tentativa de fuga. Foi libertado e incorporado compulsivamente na 1ª Companhia Disciplinar do exército português. Desertou em Junho de 1964, conseguindo chegar a França com um passaporte falso. Dali partiu para o Congo-Brazzaville, juntando-se às forças de guerrilha do MPLA, tendo actuado em Cabinda (II Região militar) e no Leste de Angola (III Região militar). Foi também representante do MPLA na Argélia e na Tanzânia.
Voltou a Luanda em Novembro de 1974 com a primeira delegação oficial do MPLA, chefiada por Lúcio Lara. Na transição para a Independência, foi delegado do MPLA no Kwanza-Sul e membro do Estado-Maior da Frente Centro-Sul das FAPLA.
Após a Independência, foi delegado da TAAG e depois regressou às Forças Armadas. Esteve na Força Aérea, coordenou a Comissão instaladora da Academia das Forças Armadas Angolanas (FAA) e foi Director geral do Instituto de Defesa Nacional das FAA. Tem a patente de general. Foi adido militar na embaixada de Angola em Portugal.
Mbeto Traça é membro da Associação Tchiweka de Documentação.

Documentos referenciados

A mostrar 1 resultados de 1

Ordem de serviço do MPLA nº 20/70

Cota
0118.001.013
Tipologia
Ordem de Serviço
Data
Impressão
Policopiado
Fundo
Arquivo Lúcio Lara
Ordem de serviço do MPLA nº 20/70, assinada por Agostinho Neto, sobre transferência de Humberto Traça de Dar-es-Salaam para o Departamento de Informação na Zâmbia, e nomeação de Paulo Júnior para a Representação do MPLA de Dar-es-Salaam (Lusaka)