Mbeto Traça

Nome completo
Mbeto Monteiro Traça
Sexo
Masculino
Local de nascimento
Sumbe
Data de nascimento

Mbeto Traça / Humberto Monteiro Traça (n. 1941, Sumbe, Angola) viveu no Kwanza-Sul e Luanda até ir para a Universidade em Portugal. Em 1963 foi preso em Lisboa pela PIDE, por pertencer ao MPLA e por tentativa de fuga. Foi libertado e incorporado compulsivamente na 1ª Companhia Disciplinar do exército português. Desertou em Junho de 1964, conseguindo chegar a França com um passaporte falso. Dali partiu para o Congo-Brazzaville, juntando-se às forças de guerrilha do MPLA, tendo actuado em Cabinda (II Região militar) e no Leste de Angola (III Região militar). Foi também representante do MPLA na Argélia e na Tanzânia.
Voltou a Luanda em Novembro de 1974 com a primeira delegação oficial do MPLA, chefiada por Lúcio Lara. Na transição para a Independência, foi delegado do MPLA no Kwanza-Sul e membro do Estado-Maior da Frente Centro-Sul das FAPLA.
Após a Independência, foi delegado da TAAG e depois regressou às Forças Armadas. Esteve na Força Aérea, coordenou a Comissão instaladora da Academia das Forças Armadas Angolanas (FAA) e foi Director geral do Instituto de Defesa Nacional das FAA. Tem a patente de general. Foi adido militar na embaixada de Angola em Portugal.
Mbeto Traça é membro da Associação Tchiweka de Documentação.

Documentos referenciados

A mostrar 1 resultados de 1

3ª Região Militar (MPLA)

Cota
1016.006.006
Tipologia
Fotografia
Data
1973
Locais
Moxico (Província)
Angola
Fundo
Arquivo Lúcio Lara
3ª Região Militar (1973). Travessia de um rio numa piroga. No meio da piroga: Mbeto Traça e Njamba Yemina.