João Vieira Lopes

Nome completo
João Baptista de Castro Vieira Lopes
Nome de guerra / Pseudónimo
Bavil
Sexo
Masculino
Local de nascimento
Luanda
Data de nascimento
Data da morte

João Baptista de Castro Vieira Lopes / Bavil (1932-2012), médico e nacionalista angolano nascido em Luanda, fez estudos universitários em Coimbra e Lisboa. Cedo teve actividades políticas, no MUD-Juvenil (Coimbra), na Casa dos Estudantes do Império, no Clube Marítimo Africano (Lisboa) e na organização clandestina do Movimento Anti-Colonialista (MAC).

Em 1961 co-organizou a fuga de Portugal de cerca de uma centena de estudantes africanos. No final desse ano integrou em Léopoldville/Kinshasa o Comité Director do MPLA e o Corpo Voluntário Angolano de Assistência aos Refugiados (CVAAR).

Em 1963 deixou essas actividades e foi exercer medicina na Argélia. Colaborou no Centro de Estudos Angolanos. Regressou ao MPLA no final de 1964, assumindo nos anos seguintes a responsabilidade dos Serviços de Assistência Médica Militar na 2ª Região (Congo-Brazzaville e Cabinda).

Em 1974 participou na criação da "Revolta Activa" (tendência que se opunha à liderança de Agostinho Neto) e foi um dos seus representantes no fracassado Congresso de Lusaka. Após a independência de Angola foi médico, professor universitário e dirigente de organizações cívicas como a ACA  (Associação Cívica Angolana) e a Liga Africana. Em 1992, nas primeiras eleições gerais, foi eleito deputado independente da Frente para a Democracia, permanecendo 16 anos na Assembleia Nacional.

Faleceu a 10 de Maio de 2012. João Vieira Lopes foi membro da Associação Tchiweka de Documentação.

Documentos referenciados

A mostrar 1 resultados de 1

Carta de Afonso de Almeida a J. Vieira Lopes

Cota
7004.001.137
Tipologia
Correspondência
Data
Impressão
Dactilografado
Fundo
Fundo ATD
João Vieira Lopes
Carta de Mário Afonso de Almeida a João Vieira Lopes.