Cópia da carta do CEA a Carlos Rocha e a Gilberto

Cota
0148.002.009
Tipologia
Correspondência
Impressão
Dactilografado (2ª via)
Suporte
Papel Comum
Remetente
CEA - Centro de Estudos Angolanos
Destinatário
Carlos Rocha e Gilberto
Locais
Data
Idioma
Conservação
Razoável
Imagens
1
Acesso
Público

CENTRO DE ESTUDOS ANGOLANOS
20, Av. Dujonchay
ALGER

Direcção/5/65
Alger, 19/1/65
C.I.R. – B.P. 2400
BRAZZAVILLE
 [carimbo: Copie]

Caros camaradas Carlos Rocha e Gilberto;
    É com enorme satisfação que entramos em contacto convosco por indicação dos camaradas Vieira Lopes e Luís d’Almeida.
    Numa carta escrita recentemente, Vieira Lopes informava-nos que vós seríeis os nossos representantes e falava-nos das vossas actuais actividades. Luís d’Almeida pôs-nos ao corrente da importância da vossa tarefa e falou-nos de alguns trabalhos já realizados, como, por exemplo, os manuais de geografia política e economia obre Angola e África, manual de politização, etc!
Claro que com a colaboração estreita que se estabelecerá entre o C.I.R. e o Centro de estudos uma resolução prática de muitos problemas comuns será feita num futuro próximo. Assim, poderemos juntos canalizar energias com resultados positivos e sem perigo de dispersão.
Vocês estão junto da base militante, sabem melhor que nós as solicitações da base, o seu nível cultural, a linguagem a utilizar. Como responsáveis do CIR poderão indicar-nos quais os fins imediatos a atingir e a melhor maneira de nós vos podermos dar útil colaboração.
Por isso, além de todas as indicações possíveis sobre necessidades, vos pedimos, caros camaradas, que nos enviem com urgência os vosso manuais a fim de que nos possamos guias para futuros trabalhos, pois, através da sua leitura, veremos até onde poderemos ir no ponto de vista de nível cultural e conteúdo ideológico dos trabalhos. Por outro lado, é essencial que mandem as críticas aos nossos trabalhos, frisando bem onde eles estão correctos, onde eles falham ou estão imperfeitos.
Pela nossa parte, procuraremos seguir as vossas indicações, poderemos fazer edições de obras revolucionárias que traduziremos: umas por nossa iniciativa, outras a vosso pedido. Enviaremos todo o material político, histórico, económico sobre o nosso país que poderá ser útil à elaboração dos vossos manuais ou então, poderemos encarregar-nos de fazer alguns manuais de acordo com as vossas directivas. Há trabalhos que vos sobrecarregam e que poderemos realizar. Só depois de uma troca detalhada de pontos de vista poderemos chegar a uma actividade coordenada, de maneira a melhor servir a Revolução Angolana.
Muito em breve seguirá o boletim número 3 do CEA. A edição em português será toda dedicada aos problemas de ordem política e ideológica que se põem a uma guerra de libertação prolongada e à luta anti-imperialista em África. Nele são feitas traduções de alguns textos revolucionários que contem as experiências de outros países. Neste momento, em que o essencial é mobilizar os militantes e o Povo Angolano para uma luta radical anti-imperialista, julgamos que é a melhor maneira de o CEA participar na comemoração do 4 de Fevereiro!
    Estamos profundamente satisfeitos por saber que o MPLA tem em funcionamento o seu Centro de Instrução Revolucionária e que há aí camaradas que trabalham duro.
Felicitamo-vos e desejamo-vos um excelente trabalho. Recebam, caros camaradas, as nossas
SAUDAÇÕES FRATERNAIS
Pela Direcção do C.E.A.
o Secretariado

Cópia da carta do Centro de Estudos Angolanos em Argel (D/5/65 - Argel) a Carlos Rocha e Gilberto (CIR - Brazzaville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados