Cópia da carta do CEA a Lúcio Lara

Cota
0148.002.008
Tipologia
Correspondência
Impressão
Dactilografado (2ª via)
Suporte
Papel Comum
Remetente
CEA - Centro de Estudos Angolanos
Destinatário
Lúcio Lara
Locais
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
Acesso
Público

CENTRO DE ESTUDOS ANGOLANOS
20, Av. Dujonchey
ALGER
Direcção/4/65
Alger, 19/1/65
M. Lúcio Lara
b.p.2400
Brazza

Caro camarada
Os êxitos do M.P.L.A. e o trabalho intendo que os responsáveis e os militantes do Movimento estão realizado aí, são para nós motivo de grande alegria. Por isso as nossas vivas felicitações.
    Recebemos a tua carta. Agradecemos os manuais enviados e os teus incitamentos à nossa actividade e as críticas à história desenhada. O final da história já tinha sido motivo de discussão entre nós. Na medida em que vocês aí auscultam a base e sabem os melhores meios a utilizar, a vossa opinião seria valiosa. Daí o nosso interesse pela vossa opinião que veio trazer correcções positivas ao nosso trabalho.
    Os manuais de leitura ser-nos-ão muito úteis. É pena que estejamos muito ocupados para podermos começar já a elaborar manuais de alfabetização. No entanto, vamos tentar realizar o trabalho o mais depressa possível, pois bem sabemos que eles são bastante necessários. Logo que possamos, mandaremos por mão própria os livros que nos emprestaste.
Continuamos com falta de fontes e informação: anuários estatísticos de 1963, relatórios do Banco de Angola, da Diamang, do CFB da Associação Industrial e Comercial, sindicatos e outros, assim como livros que vão sendo publicados sobre Angola sobre vários aspectos do país. Agradecíamos que enviasses ou encarregasses alguém de nos enviar este material.
Escrevemos também ao Carlos Rocha e Gilberto para ver a colaboração mútua que poderá haver entre nós e o C.I.R. uma vez que eles se ofereceram para ser nossos delegados.
    Quanto ao dossier para o Seminário Afro-Asiático, que nos foi pedido, vamos tentar fazê-lo, para o que não há muito tempo e muitas fontes de informação, embora tenhamos já dois ou três livros que nos ajudarão bastante. Entretanto estamos a imprimir a edição em português e francês do nosso boletim, ambas dedicadas ao 4 de Feve.
    Continuamos confiados na vossa acção em favor da vitória do Povo Angolano. Sente-se que a Revolução marcha e aqui já se nota uma mais nítida compreensão do problema angolano por parte da opinião pública e meios responsáveis. O Bureau de Alger vai tentar comemorar aqui, o melhor possível, o 4 de Fevereiro.
Recebe, caro camarada, as nossas
SAUDAÇÕES FRATERNAIS
VITÓRIA OU MORTE

Pela Direcção do CEA,
O Secretariado,
[carimbo e assinaturas]

 

Cópia da carta do Centro de Estudos Angolanos em Argel (D/4/65 - Argel) a Lúcio Lara (Brazzaville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados