Memorando do MPLA ao Conselho de Ministros da OUA

Cota
0096.000.028
Tipologia
Memorando
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel Comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Ago 1967
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
3
Acesso
Público
CENTRO DE ESTUDOS ANGOLANOS
20, Avenue Dujonchay
ALGER

Alger, 10 de Outubro de 1967 (ANO DA GENERALIZAÇÃO DA LUTA ARMADA EM ANGOLA)

D/68/67
C.D. do M.P.L.A.
Brazzaville e Dar-es-Salaam

Caros Camaradas

Começamos por pedir desculpa do atraso na resposta às vossas cartas escritas nos fins de Agosto (uma de Brazzaville, outra de Dar-es-Salaam). O atraso deve-se ao facto de não termos tido assuntos novos ou soluções às questões pendentes. Por outro lado, estivemos absorvidos na tradução e edição do Caderno Revolucionário Nº3. Começamos pois a responder aos assuntos tratados em cartas anteriores.
MANUAL DE ALFABETIZAÇÃO – o manual encontra-se praticamente pronto para a impressão. Depois de impresso será um passo bem à frente em relação ao anterior feito ao stencil. Com efeito, os desenhos foram melhorados e as letras têm tamanhos diferentes para facilitar a aprendizagem. No entanto, estamos profundamente contrariados porque não o podem fazer imprimir imediatamente e nem mesmo nos tempos mais próximos. Tudo saiu ao contrário do que esperámos. Com efeito esperávamos ter a tipografia relativamente livre. Ora essa tipografia onde trabalha o Hélder, ficou sobrecarregada de trabalho dos próprios serviços duma maneira um tanto inesperada. Vamos tentar outros meios, mas uma coisa irreparável já sucedeu: o manual não está pronto e faz muita falta aí em baixo. Ficamos quase desesperados por não poder atender às necessidades, sobretudo porque sabemos quanto úteis seriam o vosso imenso trabalho.
LIVRO DE LEITURA – a sua elaboração está parada porque há falta de tempo e porque não vale a pena avançar enquanto não forem melhores as perspectivas de impressão. O livro de leitura será a continuação do Manual de Alfabetização e destina-se a adultos.
SUBSÍDIOS – embora tivéssemos contactado aqui os amigos indicados, para o recebimento da segunda parte do subsídio, eles não deram ainda resposta definitiva. Portanto aguardamos que nos chame de novo, como nos prometeu. Quanto ao Aquino, voltamo-lo a contactar, depois do seu regresso, e ele prometeu-nos ver no fim de Setembro. Vamos contacta-lo de novo. Esperamos que todos estes assuntos estejam regulados em breve.
COMUNICADOS DO MOVIMENTO – foi com alegria que recebemos os comunicados de guerra relativos à Agosto, onde se podem ver os notáveis êxitos militares alcançados. Através de boletim “Vitória ou Morte” em inglês podemos apreciar a profundidade da acção no Leste. O “Vitória ou Morte” em português tem trazido bons artigos. Vimos as fotos ilustrando a actividade do Movimento no interior, no Leste. Excelente testemunho duma actividade assombrosa.
PUBICAÇÕES DO CENTRO – foi enviado há dias um pacote com dez cadernos revolucionários nº3, dirigidos ao C.D. em Brazzaville e outro dirigido a D.Chiponda. Seguem agora mais 10 para Brazza. O porto de correio é enorme para a Tanzânia. Como camarada Sérgio da Frelimo cai partir em breve, levará cerca de 500 exemplares para Dar-es-Salaam. Por outro, o camarada Beto Traça levará para Brazza cerca de 200 exemplares, quando partir.
Este caderno, que é a tradução da última parte do livro “A Resistência Vencerá”, parece-nos bastante interessante e pusemos especial cuidado na sua edição. Agradecíamos que os camaradas nos deem a vossa opinião sobre o caderno e a sua utilidade.
FICHA DE INFORMAÇÃO – vão começar a ser elaboradas as referentes ao mês actual, devendo estar prontas no fim do Mês. Gostaríamos que os camaradas nos indicassem os assuntos que foram mais importantes nas fichas anteriores e os assuntos que é preciso tratar.

Estas são as notícias que tínhamos para vos dar. Terminamos enviando as nossas felicitações pelos sucessos alcançados no desenvolvimento da luta de Libertação Nacional em todos os sectores. Recebam, caros camaradas, as nossas fraternais
SAUDAÇÕES REVOLUCIONÁRIAS

Pela Direcção
Memorando do MPLA ao Conselho de Ministros da OUA (Dar-es-Salaam, Agosto 1967)
A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.