Circular aos militantes do MPLA

Cota
0091.000.037
Tipologia
Circular
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel Comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
1967
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2
«Papel timbrado: MPLA - Brazzaville»

CIRCULAR AOS MILITANTES DO MPLA

De regresso de uma missão na região norte de Angola, foram raptados em Kamuna alguns camaradas nossos, entre os quais as camaradas DEOLINDA RODRIGUES, IRENE COHEN, ENGRÁCIA SANTOS, LUCRÉCIA PAIM, TEREZA AFONSO e os camaradas OLIVEIRA RAMOS, GOMES MIRANDA, SIMÃO MAJOR, JOÃO NETO e MANUEL GASPAR.
Já no dia 28 de Fevereiro, os camaradas ALEIXO PASCOAL, JOSÉ PASCOAL e SALVADOR FRANCISCO que se encontravam em missão no Songololo foram raptados por uma força militar com uniformes do exército congolês e entregues aos upistas.
Estes crimes lesa-pátria, que só favorecem os opressores portugueses e atrasam o desenvolvimento da luta de libertação, são o prolongamento de uma série de assassínios e raptos praticados pelos upistas desde o início da luta armada contra os militantes do MPLA, abusando para isso da hospitalidade de que tem sempre beneficiado generosamente na República Democrática do Congo.
Até agora não há notícia dos camaradas Com. BENEDITO, dirigente do MPLA, e dos camaradas ZOMBO NECONGO, ADRIANO CARLOS e MANUEL MORAIS (raptados desde há 3 anos) nem dos camaradas SIMÃO NELUMBA, FERNANDO MIRANDA, AUGUSTO AZEVEDO, EDUARDO KIANO, PAULO ANTÓNIO (Folhas Caídas), PASCOAL JOSÉ, ANTÓNIO VUNDA, CARVALHO, ANGELINO SILVESTRE e VANDUNEM, raptados em 1966 e que foram transferidos para o campo de concentração de Kinkuzu. Muitos outros camaradas cuja identidade não foi possível apurar, sofreram a mesma sorte.
Todos os militantes do MPLA são chamados a desenvolver uma campanha de denúncia e protesto contra os crimes upistas, junto da OUA (Addis Abeba), Comité de Libertação da OUA (Dar-es-Salaam) e Governo da República Democrática do Congo.
Que cada militante, de acordo com as suas possibilidades envie telegramas, cartas ou abaixo assinados às entidades acima referidas:
a) Denunciando a luta fratricida desencadeada pelos upistas e a consequente sabotagem da luta de libertação desenvolvida pelo MPLA à frente do Povo Angolano.
b) Pedindo a intervenção daquelas entidades no sentido de obrigarem Holden e o seu grupo a libertarem imediatamente todos os patriotas do MPLA.
c) Mostrando os perigos que decorrem da continuação destas provocações se os militantes do MPLA tomarem a decisão de lhes responder do mesmo modo.
d) As secções da OMA devem pedir, especialmente, a intervenção de Mme SOPHIE LIAHU-KANZA, ministre dos Assuntos Sociais da RDC para a libertação das cinco camaradas acima mencionadas.

UNIDOS NA LUTA CONTRA O COLONIALISMO PORTUGUÊS
ABAIXO AS PROVOCAÇÕES FRATICIDAS
VITÓRIA OU MORTE

O Comité Director
*[Carimbado: COMITÉ DIRECTOR - M.P.L.A.]

*[Manuscrito por Lúcio Lara: Março 1962]

Circular do Comité Director aos militantes do MPLA, apelando a uma mobilização dos membros do MPLA para enviarem mensagens de denúncia e protesto contra a FNLA, reagindo ao rapto e assassinato de vários membros do MPLA (Brazzaville).

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.