Carta do CEA ao Comité Director do MPLA

Cota
0091.000.015
Tipologia
Correspondência
Impressão
Dactilografado (2ª via)
Suporte
Papel Comum
Remetente
CEA - Centro de Estudos Angolanos
Destinatário
Comité Director do MPLA
Locais
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2
Acesso
Público
«Papel timbrado: CENTRO DE ESTUDOS ANGOLANOS - ALGER»

Alger, 15 de Março de 1967
D / 13 / 67

C.D. do M.P.L.A.
B.P. 2353
BRAZZAVILLE - Rép. du Congo


Caros camaradas

Aproveitamos a ida do camarada Gato, para vos enviarmos esta carta e outro material.

FICHAS DE INFORMAÇÃO: - Seguem agora as primeiras, com a data de Janeiro de 1967. As próximas irão em Abril. Assim, se mandarmos fichas de três em três meses como ficou combinado, elas serão deitas e enviadas em Janeiro, Abril, Julho e Outubro referindo-se ao trimestre ou outro período anterior.
Como a classificação por assuntos facilita muito o arquivo e a pesquisa de dados, nós resolvemos fazer as fichas segundo um catálogo de temas. Assim, se os camaradas desejarem deverão utilizar os dados de identificação de ficha que se encontram no alto dela. No caso de não desejarem este sistema e preferirem coleccionar as diferentes séries, basta utilizarem os dados do canto inferior direito da ficha. No próprio catálogo de assuntos vão mais pormenores sobre o sistema de classificação e arquivo das fichas.
Enviamos em anexo o catálogo dos assuntos que serão tratados. Cada série de fichas trata de alguns assuntos, deixando outros. Se os camaradas virem que o catálogo está incompleto e que é necessário tocar outros assuntos avisem-nos para que o possamos fazer.
Uma observação importante acerca destas fichas: o facto de serem dactilografadas em folhas de cartolina impressas, não indica que estejamos em melhor situação financeira. Ela continua agravando-se. O que sucedeu foi que se conseguiu um fornecimento de papel e impressão grátis nos Serviços em que trabalham o Helder e o Pestana. Daí o bom aspecto das fichas.
Agora seguiram seis séries em papel impresso e uma em não impresso. Enviaremos para Dar-es-Salaam outras quatro séries. Se não houver portador, enviaremos mesmo pelo correio. No Centro ficam 1 dezena.
Seguimos com emoção as vossas vitórias sobre o colonialismo português e, infelizmente, as acções criminosas do G.R.A.E., que, reflectindo bem a sua natureza de fantoche de imperialismo, desfere golpes na vanguarda angolana, o M.P.L.A.

Recebam, camaradas, as nossas fraternais

SAUDAÇÕES REVOLUCIONÁRIAS
P’la Direcção
*[Rubricado]

Carta do Centro de Estudos Angolanos em Argel (D/13/67) ao Comité Director do MPLA, sobre fichas de informação.

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.