Carta de Gentil Viana em Pequim, ao Comité Director do MPLA

Cota
0091.000.009
Tipologia
Correspondência
Impressão
Dactilografado
Suporte
Papel Comum
Remetente
Gentil Viana
Destinatário
Comité Director do MPLA
Locais
local doc
Pequim
Data
Idioma
Conservação
Razoável
Imagens
1
Acesso
Público
De: Gentil Ferreira Viana
B.P. 300 - ch.2544
Pequim - Rep. Popular da China

Para: Comité Director do Movimento Popular de Libertação de Angola
B.P. 2353 - Brazzaville - Rep. do Congo

Aos 10 de Março de 1967

Camaradas, saúde!

Desde que em carta de Dezembro último, vos apresentei, formalmente, o meu pedido de reintegração nas fileiras do Movimento, já se passaram quase três meses (!) sem que pudesse obter da vossa parte uma resposta.
Devo confessar, camaradas, que não acho normal tão prolongado silêncio. E não é que, ao estranhar essa ausência de informação, eu me esteja arrogando quaisquer direitos especiais ou regalia abusiva... Nada disso! O problema é outro e bem claro: seja qual for o cidadão, depois de ter apresentado em requerimento como o que eu apresentei ao MPLA, em Dezembro passado, cai imediatamente na necessidade (política e não política) de obter uma resposta dentro de prazo razoável. E isso é assim pela simples razão de que, a partir desse momento, toda a sua vida política e não política passa a estar dependente da resposta que aceita ou rejeita o seu pedido. Eis a situação precisa em que no encontro, há quase três meses, sem poder dar um passo... na expectativa da vossa resposta.
Há que cativar o processo. Por outro lado, importa ainda que considerem este outro aspecto: se com um mês um silêncio é coisa normal, com quase três meses ele começa a aproximar-se do momento em que se converte em coisa diferente, isto é, em resposta.
Será que eu devo preparar-me para considerar o vosso silêncio como resposta?...
Uma vez que o Movimento tomou conhecimento da minha carta de Dezembro de 66, sobre vocês, Comité Director, passou a cair a responsabilidade pelo conteúdo e forma duma resposta.
Aqui em Pequim, imobilizado, eu continuarei ainda a aguardar a vossa notícia.
Eis, camaradas, tudo quanto tinha a assinalar-vos por agora.

Um Voto ardente de Vitória pela Pátria!
*[À manuscrito: Gentil Ferreira Viana]
Gentil Ferreira Viana
Carta de Gentil Viana em Pequim, ao Comité Director do MPLA, sobre o seu pedido de reintegração no MPLA e o silêncio do MPLA (Pequim)
A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados