Carta de Chiringueno, presidente do PNA, ao Comité Director do MPLA

Cota
0084.000.018
Tipologia
Correspondência
Impressão
Dactilografado
Suporte
Papel Comum
Remetente
PNA - Partido Nacional Africano
Destinatário
Comité Director do MPLA
local doc
Léopoldville (RDC)
Data
Idioma
Conservação
Razoável
Imagens
1
Acesso
Público

PARTIDO NACIONAL AFRICANO
P.N.A.
BP 7737
KINSHASA - CONGO

*[Manuscrito no canto superior esquerdo manuscrito: «C.C. ao representante do MPLA à Kinshasa»]

Presidência nº 30/CNPNA/66
Objecto:PROTESTO

*[manuscrito: «R.20.6.66»]

AO COMITÉ DIRECTOR DO MPLA
B.P. 2353
BRAZZAVILLE / CONGO

A luta fraternidade é um crime no partido (PNA), pelo que chama-mos-lhe atenção, sobre a violência do MPLA, de fronteiras sob-control dos outros movimentos nacionalistas, como por exemplo KAHEMBA.

   O que tem acontecido no NORTE-de-ANGOLA entre vossos homens para com os do (grae), desde a iniciativa da luta até a presente data, de se matarem, é um crime para o PNA; coisa que nós queremos evitar, se o MPLA respeitar a nossa iniciativa.

   Como é sabido, as organizações angolanas existentes representa qualquer coisa no interior do nosso rico país, quer no plano regional- económico - social, etc, etc. Considerando a representatividade de cada organismo, o partido (PNA) defende e como representa geograficamente a fronteira de KAHEMBA e mais. Não concordamos que homens do MPLA, munidos de francos Congoleses, vão comprando nossos jovens para se afiliarem nas fileiras do MPLA, com a única sorte de se matarem com os CABINDEANOS ou do grae; sejais mais simples e honestos com a política de Angola. PNA não aceita nem aceitará que um movimento, seja qual for a sua ideologia , implantar ditadura ou não colonialismo no meio da população Angolana.

   O PNA não tem dinheiros de nenhuma parte, mas é forte sobre a sua representatividade e como não compra ninguém. O PNA esta vigilante, e nada de brincadeiras. Para se evitar lutas sangrentas, sabotagens e lamentações mais tarde, rogamos ao Comité Director desse movimento, afim de impedirem o recrutamento em vias de se realizar. Guardem as vossas armas, dinheiros, etc, procurem se unir com as outras forças nacionalistas se de facto a vossa política é livre dos inimigos da Angola. MPLA só não pode e nem é recomendado libertar Angola...
   E se de facto seis verdadeiros nacionalistas, procurem se unir com o Conselho do Povo Angola ou com o dito grae. Os dois anos à BRAZZA e segundo a vossa propaganda, mostra a impossibilidade e a falta de coesão do africanismo.

NOSSOS CUMPRIMENTOS
*[assinado]
J. P. Chiringueno
Presidente

*[Carimbado: “Comité Nacional - Partido Nacional Africano - PNA”]


Kinshasa, 16/6/66

Carta de Chiringueno (Presidencia nº 30/CNPNA/66, Kinshasa), presidente do PNA (Partido Nacional Africano), ao Comité Director do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola).

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.