Carta de Brito Sozinho «Kissonde» a Lúcio Lara

Cota
0084.000.005
Tipologia
Correspondência
Impressão
Dactilografado
Suporte
Papel Comum
Remetente
Brito Sozinho
Destinatário
Lúcio Lara
Data
Idioma
Conservação
Razoável
Imagens
2

BRITO DOMINGOS ANTÓNIO SOZINHO
BOITE POSTALE 800
CONACRY - REPUBLIQUE DE GUINEE

Conakry, 7 de Junho de 1966
Irmão e Companheiro de luta Lúcio Lara

 Saúde para ti, assim como toda família de casa e de mais companheiros de luta que junto de ti vivem. Eu por cá menos mal em companhia dos camaradas do PAIGC.

Camarada Lara a minha viagem foi muito mal efectuada, passei muitas dificuldades como já era de esperar antes da minha saída de Brazzaville; foi arriscada a minha viagem passei mal sofri prisão de 24 horas em Lagos passei fome, mas felizmente tive que aguentar isso tudo para poder somente chegar ao meu destino; embora tenha chegado fraco por causa da fome que passei mas cas même cheguei. Camarada Lara tenho muito que te agradecer pelo teu grande gesto de poderes me dar os 1.200 Frs, não sei mais como lhe poço agradecer camarada. Mas enfim dizem que para ser um bom militante duma Organização Revolucionária como é o MPLA é preciso passar esses maus bocados e saber enfrentar todas dificuldades, eu porém estou pronto a enfrenta-las e sempre enfrentarei assim como todos outros companheiros de luta têm enfrentado.

Aventurei-me viajar sem dinheiro quase nenhum só porque o camarada Baya não quis dar mais que 1.500 Frs para a taxa do aeroporto, mas eu garanto que o mesmo próprio Baya não fazia je suis sur et certain.

Camarada Lara quanto a tua conta no Banco finalmente é mesmo certo que dissestes que ainda devias ter como saldo a volta de 75.247 Frs G., pois é mesmo certo logo que chegue fui ao banco com a nota que me destes para apresentar o Director, fui ter o Director e o mesmo por sua vez foi verificar a conta dava mesmo certo aquilo que lhe tinhas escrito. Pois o Director disse-me que ainda tens de saldo a soma de 73.147 FRS G. porque descontaram para o pagamento da conta de cada ano - 1964 = 1.000 Frs 1965 = 1.000 Frs et 100 Frs para o caderno de cheques, por isso o saldo do dinheiro que ainda tens no Banco é de 73.147 Frs G. por isso a qualquer altura que quiseres que se levante é só enviares um cheque. Olha Lúcio até se quiseres envia-me um cheque para levantar-te o dinheiro todo e quando eu estiver para vir ai faço transferência do dinheiro; isto caso que entenderes que a minha proposta é útil para ti caso não também é a mesma coisa deixar cá ficar tudo depende de ti. Lara quanto a minha viagem como estava decidido vir aí no corrente deste mês, mas acontece que o barco que devia tomar aqui em 18 deste corrente mês já não passará por Conakry, os Barcos Franceses já não passam cá, talvez virei d’avião, mas estou a pensar como levar a bagagem por aí. Também os camaradas do PAIGC disseram-me que a Reunião do Conselho da Direcção da CONCP já não se realizará em Conakry, mas sim aí em Brazzaville, também estou a espera que o Comité Director do Movimento envie uma carta de mandato aos camaradas do PAIGC dizendo-lhes que a nossa Representação acabaria e que eles é que se encarregariam de todos Negócios do MPLA em Conakry porque não posso abandonar o Bureau assim, eu não poderei dizer os camaradas do PAIGC que vou-me embora vocês responsabilizem-se da Representação do MPLA em Conakry; eu não posso dizer-lhes isso é preciso que a Direcção do MPLA envie-lhes este mandato neste sentido, por isso é também um motivo para retardar a minha viagem; camarada Lúcio se o camarada Presidente já aí está por favor informa-me por favor camarada. Então que tal é feito do Pires dos Santos sempre está aí em Brazzaville? Que tal vai o Silva bom? Muito bem dê-lhes os meus cumprimentos assim como o Pires dos Santos vou escrever-lhe na próxima vez. Lucette foi-se embora à Dakar teve zangas com o Amílcar, parece-me eu não sei disseram-me assim porque quando cheguei de Brazzaville já não a encontrei em Conakry já tinha ido para Dakar. Parece que o Amílcar fez-lhe umas críticas e ela parece que não gostou pegou nas suas coisas levou as crianças e foi para Dakar, e disse que vou-me embora tudo acabou mesmo como o marido acabava tudo. Estas são as informações que tive logo que cheguei de Brazzaville eu sou fiz que admirar-me esta atitude da Lucette.

Cumprimentos para toda família de casa, recebam um fraternal abraço deste teu irmão e companheiro de luta:

*[Rubricado]
Brito Sozinho Kissonde

VITÓRIA OU MORTE

Carta de Brito Domingos António Sozinho «Kissonde» (Conakry) a Lúcio Lara.

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados