Carta do CEA a Jorge Pires

Cota
0072.000.008
Tipologia
Correspondência
Impressão
Dactilografado (2ª via)
Suporte
Papel comum
Remetente
CEA - Centro de Estudos Angolanos em Argel
Destinatário
Jorge Pires
Locais
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2

CENTRO DE ESTUDOS ANGOLANOS
20, rue Dujonchay
ALGER

Alger, 6 de Março de 1965
D/18/65

Jorge Alves Pires
Moscovo
URSS

Camarada

Agradecemos-te vivamente a carta que nos enviaste pelo Camarada Osvaldo da Silva, o qual aliás não tivemos a oportunidade de conhecer pois a carta enviada por seu intermédio foi-nos entregue pelo representante do MPLA em Alger.
Quisemo-nos servir do camarada Osvaldo para vos enviar algum material, mas fomos informados de que ele já ia bastante carregado e por isso não podia ajudar-nos.

Portanto como não tivemos oportunidade de o contactar, não pudemos também conversar sobre o material e a modalidade do seu envio de Moscovo para cá. Dir-te-emos qualquer coisa mais sobre este assunto mais abaixo.
Quanto ao nosso material ele tem sido sempre enviado para ti, mas segundo parece não o tens recebido. Além de ti, enviamos sempre para o Camarada Cortes mas até à data não temos informação se os boletins lhe têm chegado ou não. Aproveitámos a oportunidade para te pedir que assim que recebas a encomenda que vai seguir hoje, nos comuniques o mais depressa possível, para termos a certeza que aí chegou e que o n/ envio não foi em vão. Deves calcular o gasto de dinheiro que é, fazer-se o envio de bastantes exemplares e depois vocês não o receberem. Portanto fica assim combinado: enviaremos uma série de exemplares de cada número e tu aí farás a distribuição se fazes favor. Aliás, pedimos-te o favor de nos enviares o número de camaradas existentes na URSS.
No envio que te fazemos hoje, vão 1 ou 2 exemplares de cada número saído, consoante a quantidade que temos no momento disponível. Nos próximos envios, seguirá um número suficiente de exemplares de modo a que cada militante fique com um exemplar. Além disso seguirão sempre alguns números em Francês para que vocês os passem aí.
Quanto aos exemplares destinados ao Instituto de África, serão enviados directamente daqui, pois convém-nos estar em rapport estreito com a delegação russa permanente em Alger. Além disso tivemos contactos directos com o director do Instituto que veio a chefiar a delegação soviética ao seminário Afro-Asiático. Os contactos que tivemos parece poderem vir a ser frutuosos, pois prometeram-nos o envio de várias obras por eles editadas e cremos terem ficado bastante bem impressionados com trabalhos que já fizemos e com os outros que fazemos neste momento em função da base do movimento.
Ao mencionarmos a vossa presença na URSS, manifestaram interesse em que vocês os visitassem com mais frequência, pois vocês saberiam melhor do que eles quais os materiais que nos poderiam interessar. Mantenham portanto o contacto com assiduidade.
Quanto às traduções que vocês aí podiam fazer, alvitramos que se deviam debruçar sobretudo sobre artigos aí publicados sobre África (essencialmente Angola) quer económicos, políticos, sociais etc. É evidente que se puderem traduzir livros sobre estes assuntos, nós ficar-vos-emos bastante gratos.
É claro que necessitamos de manter contactos mais estritos convosco e convinha mesmo para vos poupar trabalho que nos mandassem dizer sempre do que constam os livros que vocês pretendem traduzir, pois por vezes pode não nos interessar no momento essa obra mas sim uma outra.
Em relação à Enciclopédia é inútil dizer não vale a pena traduzi-la, primeiro porque vos custaria uns bons anos e segundo porque ela vai ser traduzida para inglês pelo próprio Instituto.
Por hoje parece-me que é tudo.
Esperamos então umas linhas tuas a acusar a recepção desta encomenda e que se mantenham sempre em contacto connosco.
Obrigado mais uma vez pela tua carta e recebe as nossas melhores saudações revolucionárias.


Pela Direcção
[assinado, Carimbo: Copie]

Carta do Centro de Estudos Angolanos (D/18/65 - Argel) a Jorge Pires "Piricas" (Moscovo).

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados