Comunicado da UGEAN

Cota
0071.000.020
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
UGEAN - União Geral dos Estudantes da África Negra sob Dominação Colonial Portuguesa
Locais
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2

UNIÃO GERAL DOS ESTUDANTES DA ÁFRICA NEGRA
SOB DOMINAÇÃO COLONIAL PORTUGUESA
U.G.E.A.N.

18, Rua Dirah (Hydra)
Argel – Argélia

CE/24/65

Tel.: 604426
Telgs.: UGEAN

COMUNICADO

AS SECÇÕES DA UGEAN
CAROS COMPANHEIROS,

De acordo com a moção apresentada pela nossa Delegação e aceite à unanimidade pelo 8º. Congresso da U.I.E., foi realizado em Dezembro último, em Sofia, o 4 DE FEVEREIRO foi reafirmado como sendo o dia de Solidariedade Internacional com o Povo e os estudantes de Angola em luta pela independência nacional. Assim, no passado dia 4 de Fevereiro foi celebrado o 4º. Aniversário da REVOLUÇÃO ANGOLANA.

Como expressão da nossa solidariedade para com a luta heroica do Povo Angolano, a nossa organização, em colaboração com a Delegação do MPLA, foi PAIGC e da FRELIMO, em Alger, e as organizações argelinas, Juventude da Frente de Libertação Nacional (JFLN), UNEA, União das Mulheres Argelinas (UFA) e o Secretariado do Movimento Panafricano dos Estudantes (MPE), participou num meeting que foi realizado na Sala Ibn Khaldoun em Alger. Tivemos a presença dos representantes dos países solidários com a nossa luta, acreditados em Alger, dos representantes dos movimentos de libertação africanos e asiáticos, dos representantes das organizações que compõem o Comité Internacional Preparatório do 9º. Festival (CIP) e uma grande multidão que, com o maior entusiasmo, respondeu ao nosso convite. Várias mensagens de solidariedade foram recebidas durante o meeting, tais como, a mensagem da Federação Nacional dos Estudantes da China, do Conselho Juvenil da URSS, da FMJD, etc. etc. Paralelamente ao meeting foi realizado uma exposição de photos, sobre a luta do Povo Angolano e sobre a realidade social, política, económica e cultural de Angola.

Actualmente, o Comité Executivo da nossa organização está reduzido a 3 membros, Presidente, Vice-Presidente das Relações Exteriores e o Secretariado Geral. Este número reduzido de responsáveis em função no Secretariado não é suficiente para assegurar, de maneira conveniente, o funcionamento normal do mesmo, se tivermos em atenção os sérios problemas, internos e externos do nosso movimento, os quais requerem uma solução imediata. Como consequência desta situação deficiente, o Comité Executivo não pôde comunicar, como vem sendo feito até ao momento presente, às Secções as instruções julgadas necessárias para a comemoração do 4º. Aniversário da Revolução Angolana, na certeza de que as Secções teriam iniciativa nesse sentido. Infelizmente, com a excepção das Secções da Jugoslávia e da Suíça, que já nos comunicaram os trabalhos que conseguiram realizar nesse dia, não sabemos quais foram as actividades das outras Secções.
 Constatámos que os nossos militantes, integradas nas respectivas Secções Locais da UGEAN, continuam a não compreender que a realização das tarefas da nossa organização não deve ser exclusivamente da competência do Comité Executivo, pois o artº. 5º. dos nossos Regulamentos Internos indicam, claramente, as tarefas das nossas Secções Locais. Embora o § único do mesmo artigo tenha previsto que o Comité Executivo é órgão ao qual compete o envio de instruções às Secções Locais para a realização de toda e qualquer actividade da UGEAN, os nossos militantes devem compreender que isso só é possível com um Secretariado em funcionamento normal, o que se não verifica como dissemos anteriormente.
Esperamos que as nossas Secções nos comuniquem, detalhadamente, quais foram as actividades realizadas para a comemoração do 4º. aniversário da luta do Povo Angolano.

Alger, 18 de Fevereiro de 1965

SAUDAÇÕES REVOLUCIONÁRIAS

O COMITÉ EXECUTIVO DA UGEAN

Comunicado da UGEAN sobre o meeting de Argel.

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.