Circular da UGEAN sobre a COSEC

Cota
0063.000.013
Tipologia
Circular
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
UGEAN - União Geral dos Estudantes da África Negra sob Dominação Colonial Portuguesa
Locais
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

Acesso
Público

UNIÃO GERAL DOS ESTUDANTES DA ÁFRICA NEGRA SOB
DOMINAÇÃO COLONIAL PORTUGUESA
UGEAN

18, Rue Dirah, Hydra
ALGER

15/6/64 Circular às Secções
CE/[?]/64
Companheiro,
No dia 6 de Abril 1964 o C.E. da UGEAN enviou ao Secretariado de Coordenação (Cosec) a seguinte carta:
“O Comité Executivo da UGEAN, com o espírito de salvaguardar os princípios basilares que devem orientar a cooperação entre os estudantes do mundo, vê-se na obrigação de chamar a vossa atenção para o seguinte facto que poderá ser nocivo a todas as relações entre a nossa organização e o Cosec.
Desde há muito tempo, as nossas secções tinham-nos informado terem recebido, de vossa parte, certas publicações em que foram apresentadas ideias que o nosso Comité Executivo não aceita.
Recordamo-vos que a UGEAN é uma organização que nunca recusou colaborar com todas as uniões nacionais e internacionais de estudantes e da juventude, desde que essa colaboração se baseie no respeito mútuo e na não ingerência nos assuntos internos de cada organização. Posto isso, pensamos que todos os contactos entre vós e a UGEAN devem fazer-se entre o vosso Secretariado e o nosso Comité Executivo. Infelizmente constatamos que os vossos contactos com algumas das nossas secções, sem ser por nosso intermédio, representam uma tentativa de nos quererem substituir nos assuntos relacionados com a nossa organização, pois a mobilização e a politização dos nossos estudantes constitui um assunto nosso.
Estimamos portanto ser necessário que o Cosec ponha fim a esses procedimentos que vão contra os princípios de cooperação adoptados pela 10ª CIE.
Esperamos que tomem em consideração o nosso aviso.”1
A confirmar a legitimidade da nossa reacção, no dia 28/5/64, os estudantes Angolanos residentes na Alemanha Ocidental enviaram a seguinte carta à Cosec:
“Em nome dos estudantes angolanos residentes na República Federal da Alemanha e que aí prosseguem os seus estudos graças à solidariedade actuante da VDS (Verband Deutscher Studentenschaften) e à hospitalidade do povo alemão, informamo-vos o seguinte:
Apesar de não termos ficado surpreendidos com a forma parcial e às vezes desonesta de que frequentemente dão provas nas vossas análises sobre a questão angolana, cremos no entanto que as vossas últimas posições vão longe demais e levam-nos necessariamente a tomar uma posição.
Com efeito, e mesmo sabendo que foram vocês os promotores (e ainda o são) da formação de uma “União” dos Estudantes Angolanos (“UNEA”) – com um objectivo pouco claro a não ser o de agravar ou fomentar ainda mais a divisão entre os estudantes de Angola – fazemos questão de expressar a nossa indignação em relação ao conteúdo da vossa “Carta aberta” dirigida à ONU e à OUA (Organização da Unidade Africana) publicada no último número do “L’ETUDIANT” VOL. VIII Nº 2/3 – 1964.
Quanto a nós, pensamos que é mais do que tempo de que o Cosec cesse a sua campanha a favor do Sr. Holden Roberto (usando o pretexto do reconhecimento, por órgãos da OUA, do agrupamento deste Senhor e sobre isso estão mal informados sobre o desenvolvimento do caso!) e consagre os seus esforços [a apoiar] os nossos esforços, o da procura de uma unificação das forças estudantis de Angola.
Que em vez de agravar ou fomentar a divisão entre os estudantes angolanos, o Cosec procure antes uni-los.
Reafirmamos a nossa determinação em lutar contra qualquer ingerência estrangeira nos nossos assuntos e em denunciá-la, na altura certa, cada vez que isso aconteça.
Reservamo-nos o direito de dar a maior difusão a esta carta e pedimos ao Cosec que a publique no seu órgão de imprensa.
Queiram aceitar, Caros Senhores, os protestos da nossa dedicação à causa da cooperação estudantil no mundo”.
O CE da UGEAN apoiando inteiramente a tomada de posição dos estudantes Angolanos membros da Secção da Alemanha Ocidental, faz um apelo solene a todas as Secções para que refutem todas as manobras imperialistas da Cosec que não têm outra finalidade senão a de mistificar a realidade política Angolana e de sabotar a “verdadeira” unidade que se torna necessário fazer-se: a unidade nacional e revolucionária imposta pela pressão cada vez mais crescente, das massas populares.
Comité Executivo da UGEAN [carimbo do CE da UGEAN]

Circular da UGEAN sobre a COSEC (Argel)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.