Comunicado de imprensa do MPLA sobre libertação Chipenda e Condesse

Cota
0058.000.071
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»



MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
MPLA
C.P. 2353 – Tel. 4915
BRAZZAVILLE

Doc. 1/64

COMUNICADO DE IMPRENSA

Não tendo encontrado nenhum motivo para a sua detenção, o Tribunal de Léopoldville acaba de determinar a saída em liberdade dos nacionalistas angolanos Daniel CHIPENDA e António CONDESSE, respectivamente responsáveis da Juventude e do corpo de guerrilheiros do MPLA, que há dois meses tinham sido arbitrariamente presos pelas autoridades congolesas sob instigação dos dirigentes da UPA.
Daniel CHIPENDA e António CONDESSE já se juntaram aos seus irmãos de luta, tendo tomado parte à Conferência de Quadros do MPLA que acaba de encerrar os seus trabalhos.
O MPLA faz questão de agradecer as manifestações de solidariedade recebidas de todo o mundo a propósito dessas prisões. Numerosas organizações e personalidades dirigiram-se ao Governo Congolês protestando contra esse acto arbitrário e pedindo-lhe que libertasse os nossos irmãos ao mesmo tempo que manifestavam o seu apoio e a sua solidariedade para com o MPLA.
O MPLA denuncia também os métodos utilizados pelo Sr. Holden ROBERTO para mascarar a incapacidade, a desordem, o desentendimento e o espírito tribalista e racista que sempre existiram no seio da sua organização e a sua preocupação de afastar, a qualquer preço, o MPLA da luta de libertação nacional não obstante as graves consequências que isso teria para o nosso Povo.
Fica evidente que a obstinação do Sr. Holden em seguir essa via criminosa baseia-se no apoio que recebe de certos Países irmãos de África, enganados por uma propaganda megalómana, encorajada por alguns membros do governo da República do Congo-Léopoldville.

Por isso, o MPLA não deixa de insistir para que as decisões tomadas em Léopoldville e em Dakar sejam revistas pela O.U.A. urgentemente. Evitar-se-á a injustiça cometida contra o nosso Povo e contra o MPLA e corrigir-se-á um erro que não deve ser subestimado.

Brazzaville,13.1.1964
O COMITÉ DIRECTOR DO MPLA,

Comunicado de imprensa do MPLA sobre libertação Chipenda e Condesse (Doc 1/64) (Brazzaville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados