Comunicado do MPLA sobre reabertura do dispensário do CVAAR

Cota
0056.000.024
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Idioma
Conservação
Razoável
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
MPLA
C.P. 2353 – Tel. 4915
BRAZZAVILLE

COMUNICADO
Por determinação do Ministro do Interior do Congo-Léopoldville foi autorizada a reabertura do Dispensário do Corpo Voluntário Angolano de Assistência aos Refugiados (CVAAR), que retoma as suas actividades em Léopoldville e continua a sua Assistência em toda a extensão da República do Congo.
O CVAAR, organização apolítica e autónoma, tinha sido encerrado em Léopoldville no dia 29 de Outubro último, depois duma ordem do Primeiro Burgomestre de Léopoldville.
O CVAAR possui em Léopoldville o seu Dispensário Central onde, para além da Assistência médica, funcionam escolas para o ensino primário, para o ensino das línguas francesa e inglesa, assim como uma Escola de Enfermeiros que já formou alguns.
O CVAAR dispõe de vinte e sete dispensários ao longo das fronteiras, muitos dos quais se ocupam também do ensino primário. Todos esses centros fornecem ­medicamentos, alimentos e vestuário.
O CVAAR continua a desenvolver as suas actividades apenas graças aos donativos sempre concedidos pelos países Africanos e pelas organizações filantrópicas inglesas, francesas, suíças, alemãs, italianas, etc.
É por essa razão que a enorme massa de refugiados e os cerca de vinte mil cidadãos congoleses que foram assistidos gratuitamente pelo CVAAR não cessaram de apelar à sua reabertura. Várias organizações filantrópicas e humanitárias manifestaram-se no mesmo sentido junto do Governo Congolês.
A reabertura do CVAAR, que terá lugar amanhã, corresponde a uma ­ necessidade premente dos refugiados angolanos. Ela constitui um acto justo do Governo da República do Congo-Léopoldville.
Brazzaville, 26 de Novembro de 1963 [carimbo do CD DO MPLA]
O COMITÉ DIRECTOR

Comunicado do MPLA sobre reabertura do dispensário do CVAAR (Brazzaville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.