Comunicado do MPLA sobre reabertura do dispensário do CVAAR

Cota
0056.000.024
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Idioma
Conservação
Razoável
Imagens
1
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
MPLA
C.P. 2353 – Tel. 4915
BRAZZAVILLE

COMUNICADO
Por determinação do Ministro do Interior do Congo-Léopoldville foi autorizada a reabertura do Dispensário do Corpo Voluntário Angolano de Assistência aos Refugiados (CVAAR), que retoma as suas actividades em Léopoldville e continua a sua Assistência em toda a extensão da República do Congo.
O CVAAR, organização apolítica e autónoma, tinha sido encerrado em Léopoldville no dia 29 de Outubro último, depois duma ordem do Primeiro Burgomestre de Léopoldville.
O CVAAR possui em Léopoldville o seu Dispensário Central onde, para além da Assistência médica, funcionam escolas para o ensino primário, para o ensino das línguas francesa e inglesa, assim como uma Escola de Enfermeiros que já formou alguns.
O CVAAR dispõe de vinte e sete dispensários ao longo das fronteiras, muitos dos quais se ocupam também do ensino primário. Todos esses centros fornecem ­medicamentos, alimentos e vestuário.
O CVAAR continua a desenvolver as suas actividades apenas graças aos donativos sempre concedidos pelos países Africanos e pelas organizações filantrópicas inglesas, francesas, suíças, alemãs, italianas, etc.
É por essa razão que a enorme massa de refugiados e os cerca de vinte mil cidadãos congoleses que foram assistidos gratuitamente pelo CVAAR não cessaram de apelar à sua reabertura. Várias organizações filantrópicas e humanitárias manifestaram-se no mesmo sentido junto do Governo Congolês.
A reabertura do CVAAR, que terá lugar amanhã, corresponde a uma ­ necessidade premente dos refugiados angolanos. Ela constitui um acto justo do Governo da República do Congo-Léopoldville.
Brazzaville, 26 de Novembro de 1963 [carimbo do CD DO MPLA]
O COMITÉ DIRECTOR

Comunicado do MPLA sobre reabertura do dispensário do CVAAR (Brazzaville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.