Comunicado do MPLA sobre eleições em Angola

Cota
0054.000.015
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola
local doc
Léopoldville (Rep. Congo)
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»


MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO
DE ANGOLA
MPLA
51, Avenue Tombeur de Tabora
B. P. 720 – Tel. 2452
LÉOPOLDVILLE
DOC. 111/63 – AM/LF.

COMUNICADO
O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), face aos rumores confusos criados à volta de vagas ELEIÇÕES que o governo português estaria em vias de preparar em Angola, e fiel à posição que sempre tomou em relação a eventuais negociações com o governo de Lisboa, faz questão de declarar o seguinte:
– Na medida em que essas ELEIÇÕES apresentam sempre um carácter falacioso, e nunca tendo o governo português precisado a sua natureza,
Na medida em que o governo português se obstina em não aceitar a via preconizada pelas Nações Unidas, nomeadamente na Resolução 1514 (XV) e na última Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas (S/5372);
O MPLA considera que o governo português quer criar com essas enigmáticas eleições, uma situação de expectativa que desarme o nosso Povo em luta.
O MPLA denuncia a repetição dessa manobra do governo colonial e fascista do Sr. Salazar. O MPLA apela a todos os Angolanos e em particular a todos os militantes para que não cessem de demonstrar o carácter falacioso de tais “eleições”.
O MPLA chama a atenção da opinião pública angolana e internacional para a sua declaração de 18 de Abril de 1963 – O MPLA E O REFORMISMO COLONIAL – onde a posição do MPLA sobre as pseudo-reformas é muito clara.
Feito em Léopoldville, a 9 de Agosto de 1963
[carimbo do CD do MPLA]

O COMITÉ DIRECTOR

Comunicado do MPLA sobre eleições em Angola (Doc. 111/63-AM/LF) (Léopoldville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.