Discurso de Nicolau Spencer pelo MPLA

Cota
0049.000.027
Tipologia
Discurso
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
Nicolau Spencer - Delegado pelo MPLA
local doc
Léopoldville (Rep. Congo)
Data
1963
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

WAY – 66, rue Saint Bernard – Bruxelles 6 – Belgique

SEMINÁRIO NACIONAL DA JUVENTUDE ANGOLANA
Léopoldville, 13-21 Abril de 1963

Alarga-se consideravelmente o campo da solidariedade e apoio à nossa luta. Se isto nos alegra, sabemos que se tornam mais pesadas as nossas responsabilidades diante do Povo Angolano e de todos quantos se solidarizaram connosco.
Por ocasião deste primeiro Seminário da Juventude Angolana, a Juventude do MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA felicita sinceramente esta iniciativa da WAY que, não contente só em acompanhar a evolução do problema angolano, não poupou esforços para a realização deste Seminário. À WAY, por mais esta prova em favor da nossa Causa, o nosso muito obrigado.
A Juventude do MPLA saúda Sua Excia o Sr. Ministro e, na sua pessoa o Governo e o Povo da República do Congo cuja hospitalidade sensibiliza cada um de nós. Os mesmos sentimentos para todos os delegados que de longe vieram oferecer o seu esforço para brilho deste Seminário. Igualmente não deixaremos de mencionar de modo especial o Conselho Nacional da Juventude congolesa pela maneira pronta como colaborou com a WAY. Formulamos votos para que toda a Juventude deste país se mobilize através do seu Conselho Nacional numa solidariedade total e operante pela nossa Causa.
O êxito deste Seminário depende de nós com a condição de nos esforçarmos que ele seja a discussão das realidades Angolanas, para o encontro de soluções que correspondam às aspirações mais legítimas do nosso Povo. Só desse modo a Juventude Angolana dignificará e respeitará os seus heróicos sacrifícios.
A única coisa exigida de cada um de nós é a sinceridade, a coragem e a compreensão.
Sinceridade com respeito à verdade. A verdade revolucionária é só uma:
Coragem para o diálogo aberto e franco. O diálogo para a busca dessa única Verdade revolucionária só se estabelecerá com bons resultados se nos lançarmos de coração aberto na análise da realidade dos nossos problemas e da grandeza dos sacrifícios já feitos sem perder a noção dos sacrifícios que nos esperam.
Coragem pois, para o ataque a partir de posições justas.
Compreensão para que, embora revolucionariamente enérgicos e exigentes, saibamos ser construtivamente conciliatórios.
Esperamos que a Juventude Angolana aqui largamente representada, não atraiçoe as responsabilidades e encare o presente e o futuro com realismo.
Nós, os Jovens do MPLA, apelamos para que a Juventude Angolana, pronta a lutar até ao último alento, contribua com o seu sacrifício para a abertura do grande diálogo angolano em busca da única verdade revolucionária:
– A UNIDADE SÓLIDA, SINCERA E DESINTERESSADA .
DISCURSO PRONUNCIADO DURANTE A SESSÃO DE ABERTURA DO SEMINÁRIO, PELO CAMARADA, NICOLAU SPENCER, DE[LE]GADO PELO MPLA

Seminário nacional da juventude angolana (WAY), de 13 a 20 de Abril de 1963 (Léopoldville) - Discurso de Nicolau Spencer (delegado do MPLA ao Seminário da Juventude)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados