Saudação da JMPLA

Cota
0049.000.022
Tipologia
Discurso
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
JMPLA - Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola
local doc
Léopoldville (Rep. Congo)
Data
1963
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»


Seminário Nacional da Juventude Angolana
“Para a Independência de Angola”
Léopoldville, República do Congo
13-21 Abril de 1963

SAUDAÇÃO DA JUVENTUDE DO MOVIMENTO POPULAR DE
LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
Excelências,
Caras Irmãs, Caros Irmãos,
O campo da solidariedade e o apoio à nossa luta alargam-se consideravelmente. Isso deixa-nos felizes e ao mesmo tempo torna-nos mais conscientes das nossas responsabilidades face ao nosso povo e a todos os que se solidarizam connosco.
Por ocasião deste primeiro Seminário da Juventude Angolana, a Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola felicita sinceramente esta iniciativa da WAY (Assembleia Mundial da Juventude) que, não se contentando apenas em acompanhar a evolução do problema angolano, não poupou esforços para conseguir realizar este Seminário. Para a WAY, por esta nova prova de cooperação com a nossa luta, os nossos sinceros agradecimentos.
Em nome da JMPLA saúdo Sua Excelência o Senhor Ministro e na sua pessoa, o Povo e o Movimento da República do Congo, cuja hospitalidade nos é muito preciosa. Endereçamos também calorosas saudações a todos os delegados que vieram de muito longe para dar um sentido mais profundo a este Seminário. Também não nos esquecemos de fazer uma menção especial ao Conselho Nacional da Juventude Congolesa pela prontidão com que colaborou com a WAY. Formulamos votos sinceros para que a Juventude deste país se mobilize no interior do seu Conselho Nacional numa solidariedade total e operante para com a nossa Causa.
O sucesso do Seminário depende de nós, dos nossos esforços para nos situarmos nas realidades angolanas, dos nossos esforços para encontrarmos soluções que correspondam às mais legítimas aspirações do nosso Povo. Será a única forma de agir, no respeito e na dignificação desses sacrifícios heróicos.
É preciso que sejamos aqui sinceros, corajosos e compreensivos. Sinceridade no que se refere à verdade. A verdade revolucionária é uma só.
É preciso sermos corajosos para o diálogo franco e aberto. O diálogo procurando essa única verdade revolucionária só poderá se estabelecer com bons resultados se nos lançarmos, de coração aberto, na análise dos nossos problemas e da grandeza dos sacrifícios já realizados, sem perder a noção dos sacrifícios que nos esperam.
É preciso que sejamos compreensivos para que, sem abdicar da energia e das exigências revolucionárias, saibamos ser construtivamente conciliadores.
Esperamos que a juventude angolana aqui amplamente representada não traia nunca as responsabilidades que lhe cabem e encare o presente e o futuro com realismo.
Nós, jovens do MPLA, fazemos um apelo solene para que a Juventude angolana, pronta para lutar até ao último fôlego, possa contribuir com o seu sacrifício para a abertura do grande diálogo angolano na procura da única verdade revolucionária:
– A UNIDADE SÓLIDA, SINCERA E DESINTERESSADA –

Seminário nacional da juventude angolana (WAY), de 13 a 20 de Abril de 1963 (Léopoldville) - Saudação da JMPLA

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.