Circular do Departamento de Relações Exteriores do MPLA

Cota
0047.000.063
Tipologia
Circular
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
MPLA - DRE (Departamento das Relações Exteriores)
Data
1963
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

Acesso
Público


MPLA [Sem data]
DEPARTAMENTO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
Ref. Aff. Ext. B-5/63

Prezados militantes:
Lamentamos sinceramente que não tenham acusado a recepção da nossa primeira Circular, facto que não corresponde ao espírito de colaboração e estreitamento de relações, necessários ao bom êxito do trabalho que nos impusemos.
Nesta segunda circular às nossas Representações Exteriores, transmitimos da parte do Chefe de Departamento, algumas directrizes que devem orientar o vosso trabalho.
A) NOVAS TAREFAS
1. Pedimos que se dê a maior divulgação aos textos da nossa 1.ª Conferência Nacional, e todo o esclarecimento dos pontos neles enunciados. Informamos que se encontra já numa tipografia de Paris um texto em francês, para uma brochura. O nosso representante em Paris – Mr. CÂMARA PIRES, 7 rue Hippolyte Maindron, PARIS XIV – enviará oportunamente exemplares a todas as nossas Representações no exterior.
2. Pedimos que se assegure a tradução integral dessa brochura, com a ajuda dos Comités de Soutien já constituídos no país, ou através das personalidades representativas amigas do MPLA.
3. Na base dos textos da brochura, redigir artigos para a Imprensa e Rádio. Recolher no país respectivo as reacções escritas ou orais dos meios políticos, e fazer relatórios para o Departamento das Relações Exteriores, em Léopoldville.
B) CAMPANHA DE LIBERTAÇÃO DO Rev. Padre Dr. PINTO DE ANDRADE
1. Mobilizar a opinião pública do país através da Imprensa e da Rádio. Promover conferências nas organizações anti-coloniais e religiosas, numa campanha para a libertação do PRESIDENTE DE HONRA do Movimento e de outros presos políticos.
Juntos enviamos o apelo “Liberté pour le Révérend Père PINTO DE ANDRADE” que, à semelhança do que vem sendo feito deverá ter a maior difusão na Imprensa e na Rádio locais.
Sugerimos igualmente que se recolham assinaturas das personalidades católicas e de maior projecção internacional que residam no país e nos seja comunicado, para maior divulgação através das nossas publicações, nomeadamente no VITÓRIA OU MORTE.
NB. Para os vossos centros de documentação enviamos uma transcrição do jornal “Le Monde” de 16 de Janeiro de 1963 (pag. 8).
Informamos também que se fez um apelo para a libertação do Rev. Padre PINTO DE ANDRADE às associações internacionais dos juristas.
C) CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO
Insistimos na necessidade de se criarem Centros de Documentação em cada uma das nossas Representações Exteriores, e no envio periódico de informações da vida política do país.
D) CONFERÊNCIA DA PAFMECSA
Chamamos a atenção para a importância da resolução sobre as colónias portuguesas na Conferência da PAFMECSA, em Léopoldville.
NB. Junto enviamos o número de VITÓRIA OU MORTE com a publicação dos passos principais desta resolução.
Saudações angolanas
[carimbo do “Dép. des Relations Extérieures”] Américo Boavida [com assinatura]
(Secretariado das Relações Exteriores)

Circular do Departamento de Relações Exteriores do MPLA, assinado por Américo Boavida (Ref. Aff.Ext.B-5/63)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados