Carta de Eurico Wilson a «Caros camaradas»

Cota
0037.000.004
Tipologia
Correspondência
Impressão
Manuscrito
Suporte
Papel comum
Remetente
Eurico Wilson
Locais
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
4
Observações

Foi publicado no 2º volume de «Um amplo movimento…»


Lausanne, 4-8-962 [Nota manuscrita: Recebida 7/8/62]

Caros camaradas

Escrevo-vos em nome de toda a malta militante do Mov. que se encontra a estudar na Suíça e de uma forma particular dos que estudam em Lausanne.
Como vocês devem saber somos bolseiros do Conselho Ecuménico das Igrejas ­(organização americana) que nos paga por intermédio da WUS (World University Service). Em Outubro do ano passado tinha ficado estipulado (isso “malheureusement” não por escrito) que teríamos a bolsa durante todo o ano! Espanto nosso ao recebermos no final deste mês uma carta da referida organização pagante (WUS), a dizer que durante as férias seria suspensa a bolsa e que a renovação da mesma estaria sujeita a análise profunda de cada caso per si!
Talvez para vos pôr ao corrente do problema – lembro-vos que os estudantes UPISTAS, que ao princípio eram pagos também por essa organização, são agora pagos directamente por igrejas americanas!
Ficamos só nós, os denominados “pró-comunistas” a receber de soldo (e magros – 350 frs)!
A decisão do tal Conselho é inabalável e ficámos mesmo sem tostão durante 2 meses, mesmo sem dinheiro para pagar o quarto!
Esta é mais uma das decisões que os ocidentais tomam em relação a nós – não se importam com a malta!
As nossas dificuldades não terminam por aqui – os nossos permis de séjour (para a maioria) ainda não foram renovelados! Só eu e o Fernando Octávio que recebemos o novo permis! O resto da maralha espera ainda! Isto é uma derrota – têm que ver se arranjam um passaporte para nos salvaguardar!
Considerem o caso – que não renovelem o permis de séjour da restante malta e que em Outubro a WUS não nos queira renovelar [a] bolsa? Isso mesmo independente­mente dos resultados escolares! Como a Suíça não quer vadios – somos postos na fronteira!...
Pedimos pois:
1º Que tomem medidas sérias [?] quanto à nossa posição aqui na Suíça – Tratar de nos arranjar um passaporte! A UGEAN tinha prometido por intermédio de Marrocos – mas nada! – o que nos impediu de assistir ao grandioso festival de Helsínquia!
2º que tomem medidas de possível ajuda para estes 2 meses de Agosto e Setembro ajuda financeira! A nossa única possibilidade seria trabalhar – mas o “grunho” não encontra neste país trabalho!
3º que nos enviem notícias sobre os últimos acontecimentos da nossa Revolução!
Espero ter sido o porta-voz da malta perante o Comité Jurídico e aguardamos ­notícias.
Recebam um grande abraço da maralha!
[assinatura de Eurico Wilson]

P.S. 1º Possibilidades de estudos na Tchecoslováquia sobretudo para os que não estão na Universidade (Rangel, Silvestre [Lopes], Van-Dúnen).
2) Notícias da fuga do Agostinho Neto!
[assinatura de Eurico Wilson]
Insistimos no caso do Van-Dúnen, da possível ida para Tcheco – (a seu pedido insistente).
Habilitações – 5º ano dos Liceus.
Pretende – Curso de Direito (?)
Natural – Angola
Fernando [Guilherme] Van-Dúnen.
Militante (não muito activo) e que anteriormente teve contactos com membros da UPA.
[assinatura de Eurico Wilson]

Carta de Eurico Wilson (Lausanne) a «Caros camaradas»

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados