Carta de Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria a Mário de Andrade

Cota
0034.000.003
Tipologia
Correspondência
Impressão
Dactilografado
Suporte
Papel comum
Remetente
Jaja A. Wachuku - Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria
Destinatário
Mário de Andrade - Presidente do MPLA
Locais
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
Observações

Foi publicado no 2º volume de «Um amplo movimento…»

Acesso
Público


MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E DAS RELAÇÕES NA COMMONWEALTH

Referência 58511 Lagos, Nigéria
4 de Maio de 1962
Caro Sr. Andrade,

Tenho a honra de referir-me às minhas recentes discussões sobre as aspirações ­políticas do povo angolano com os Srs. Luiz de Azevedo Júnior e José Beanareo Domingo [Bernardo Domingos], membros do Movimento Popular de Libertação de Angola. Tomei nota de vários pontos que eles levantaram. Como lhes disse, o ­principal ­objectivo do Governo e do povo Nigerianos (e essa também é a vossa principal intenção) é a evolução pacífica de Angola para a sua independência completa, para que ela possa tomar o lugar a que tem direito, entre as nações de África. A Nigéria está, portanto, muitíssimo preocupada em que os recursos e os esforços dos Angolanos não sejam dissipados em lutas internas mas sejam colectivamente dirigidos para o avanço da causa dos Africanos em Angola.
Permita-me que lhe solicite, portanto, que considere seriamente ser aconselhável cooperar com todos os grupos de Angolanos que trabalham para o mesmo fim político, para que os partidários unidos e reforçados possam elevar o prestígio e a autoridade de uma liderança por todos aceite, e assim facilitar a ajuda que outros países africanos genuinamente interessados podem e querem dar.
Os Srs. Luiz de Azevedo Júnior e José Beanareo Domingo [Bernardo Domingos] solicitaram que o Governo Nigeriano interviesse na resolução da disputa entre os partidos políticos e prestasse ajuda a Angola. Se tal está de acordo com os seus desejos e pode confirmar-nos isso, a Nigéria está disposta a providenciar as condições que vos permitam resolver as vossas divergências, seja em Lagos seja em Léopoldville onde presentemente­ estão baseados.
Uma cópia desta carta vai ser enviada ao Sr. Holden Roberto que é bem conhecido por nós na Nigéria.

Respeitosamente,
JAJA A. WACHUKU

Sr. Mário de Andrade, líder,
Movimento Popular de Libertação de Angola,
C/o Mainland Hotel,
Ebute-Metta.

Cópia da Carta de Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria a Mário de Andrade (Lagos)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados