Carta de Bernard Dombele e Pascal Luvualu a Viriato da Cruz

Cota
0015.000.044
Tipologia
Correspondência
Impressão
Dactilografado
Suporte
Papel comum
Remetente
UNTA, Bernardo Dombele e Pascoal Luvualu
Destinatário
Viriato da Cruz, SG do MPLA
Locais
local doc
Rep. Democrática Alemã
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2
Observações

Foi publicado no 1º Vol. de «Um amplo Movimento...»

Acesso
Público

Carta de B. Dombele e P. Luvualu a Viriato da Cruz
[dactilografada, em papel timbrado da UNTA – original em francês]

[Acrescentado à mão por Viriato: Receb. 7.XI.60]
N/Ref.: 126/60 Leipzig, 30 de Outubro de 1960
V/Ref.: 1/AI/60
Camarada VIRIATO CRUZ
Secretário Geral do
MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO
DE ANGOLA «M.P.L.A.»
B.P. 800
C O NA K R Y (Guiné)
Caros Camaradas,

Recebemos a vossa carta registada de 21 de Outubro de 1960 e o documento do apelo que fizeram aos países membros da O.N.U. e muito vos agradecemos.
No respeitante ao conteúdo da vossa carta, a U.N.T.A., pela via do seu Vice-Presidente e do seu Secretário marca o seu acordo sobre os pontos seguintes:
1 – Formação de uma Frente Nacional UNIDA de todos os partidos políticos e de todas as organizações sindicais a fim de eliminar o perigoso inimigo, o tribalismo ou o separatismo.
2 – Convocação de um Congresso popular que terá por objectivo a assinatura de um pacto de unidade de acção e traçar a política a seguir para o futuro de Angola.
3 – Quanto ao programa do M.P.L.A., a U.N.T.A. congratula-se e aprova a sua linha de conduta e está pronta a formar a unidade U.N.T.A.-M.P.L.A., a fim de tornar mais eficaz a luta do povo angolano. Esta unidade de duas organizações cujo programa se baseia no bem-estar dos trabalhadores e dos camponeses, facilitará a criação de uma «aliança» destas duas camadas da massa laboriosa.
Quanto às negociações entre os representantes da UNIÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES ANGOLANOS e do MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA, pedimo-vos que nos proponham uma solução: como?, quando? e qual o local?
Caros Camaradas, cremos ser do nosso interesse que o M.P.L.A. instale as suas secções num país limítrofe (no Congo ex-Belga para Angola e no Congo ex-Francês para Kabinda) a fim de poder empreender bem a sua acção. Porque um povo só fica consciente a respeito de tal ou tal movimento quando é moldado, trabalhado politicamente por ele.
No respeitante às bolsas de estudo, assim que as tiverem em mãos, não se esqueçam de nos escrever e de nos conceder algumas.
Para além disso, felicitamo-vos pelo apelo que lançaram aos Estados membros da O.N.U. e estamos convictos que a nossa luta encontrará o seu desfecho e que os nossos esforços não serão em vão.
Boa coragem na luta.
Apresentamo-vos, Caros Camaradas, as nossas fraternas saudações.

Bemard DOMBELE Pascal LUVUALU
Vice-Presidente Secretário Nacional
ass.) ass.)

[Acrescentado à mão por Dombele:
A nossa morada em Leipzig:
Bernard Dombele
LEIPZIG W 35
THORERSTR.12-14
República Democrática
Alemã]

Carta de Bernard Dombele e Pascal Luvualu (Leipzig) a Viriato da Cruz

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.