Carta de Lúcio Lara aos camaradas em Conakry

Cota
0014.000.018
Tipologia
Correspondência
Impressão
Dactilografado (2ª via)
Suporte
Papel comum
Remetente
Lúcio Lara
Destinatário
Camaradas de Conakry
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
Acesso
Público

Accra, 12 de Julho 1960
Amigos
    Decididamente a coisa está emperrada. Como vos disse na carta de ontem, digo no telegrama, os tipos aqui não sabem nada. Hoje estive lá e disse-lhe que face ao vosso telegrama tinha resolvido não regressar e esperar mais um pouco; pedi-lhe ao mesmo tempo que tentasse qualquer meio de abreviar uma resposta, o que ele diz não lhe ser possível. Pediu-me para lhe telefonar no sábado; estão a ver que o tempo se perde. Infelizmente desmarquei ontem o meu bilhete de avião, senão ainda pensava duas vezes se regressava ou não. Claro que desconheço os elementos que vos fizeram telegrafar-me para aguardar mas com boa vontade dos tipos daqui receio que a coisa ainda seja muito demorada. Peço-vos pois que me esclareçam convenientemente do que há. De qualquer maneira terei que aguentar aqui mais uma semana pois para arranjar lugares de avião para aí é quase preciso uma semana de antecedência.
    Envio uma lista de correspondentes estrangeiros, attachés de presse e alguns jornais daqui. Pode ser necessário para problemas relacionados com o 3 de Agosto.
    Estive uma vez com o doente do Hugo que creio deve regressar hoje ou amanhã. Mas como eles têm muito que fazer evito lá ir. 
    Como não podia deixar de ser já contra o paludismo. Ontem da parte da tarde bati febres, que ataquei com paludrina que me fez bem. Hoje estou fino embora tenha ligeiras dores de cabeça. 
    Recebi finalmente a carta do v. que foi pª o Hotel.
    Ao que parece a situação do Congo agrava-se. Disseram-me que os USA iam enviar submarinos e outros reforços para proteger os belgas. Bom, fico aguardando notícias. Abraço-vos o

Carta de Lúcio Lara (Accra) aos camaradas em Conakry

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados