Carta de Hugo Menezes a «Caros Amigos»

Cota
0011.000.100
Tipologia
Correspondência
Impressão
Dactilografado
Suporte
Papel comum
Remetente
Hugo de Menezes
Destinatário
Lúcio Lara
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
Observações

Foi publicado no 1º Vol. de «Um amplo Movimento...»

Acesso
Público

Carta de Hugo de Menezes
[dactilografada]

HUGO MENEZES
CONAKRY/REP. DE GUINEE
B.P. 800 Conakry, 29/3/60

Caros Amigos1

Espero que tenham recebido a minha carta datada de 17/3.
1 – Aguardo informações acerca da vinda do L. [Lúcio Lara] e família. Segundo creio, a Conferência de Casa[blanca], a realizar-se em Maio, surge como um elemento novo, que não sei em que medida pesa nas decisões tomadas ou a tomar pelos mesmos. Seja como for, a necessidade de se reunirem, sem mais delongas, os responsáveis da FRAIN, é, a meu ver, outro elemento importante a ter em conta.
2 – Estão em curso negociações, para uma conferência, em Dakar, a realizar-se por alturas de 10 de Abril, entre o Mov. de cá, e as Organiz. guineenses e caboverdeanas do Senegal. Um dos objectivos, é, segundo creio, a fusão. Estará o Abel [Amílcar Cabral] a par desta questão? Não estará a FRAIN a ser ultrapassada por certos acontecimentos? Penso que se impõe a presença da FRAIN na conferência, e que cabe ao Abel, através das suas conexões com Dakar, tomar as medidas urgentes e adaptadas para a resolução do caso.
3 – A presença do Abel em Conakry continua, e cada vez mais, a fazer-se sentir.
4 – Está para breve, a Conferência Afro-Asiática. Como estará representada a Guiné? Não seria útil que um guineense fizesse parte da delegação da FRAIN? No caso de o Mov. de cá ser convidado para a conferência, eu proponho que um elemento guineense do PAI de Dakar faça parte da nossa delegação; no caso contrário, proponho que seja um membro do Mov. de cá.
4 [5] – Penso que a FRAIN ou os Partidos nela representados, deva tornar clara a sua posição a respeito de pretensas «reconstituições» territoriais, mais ou menos históricas, mesmo que tal gesto possa acarretar o afastamento de certas mãos caridosas. É aos povos que cabe o direito de decidir; nunca é demais relembrá-lo.
Por cá todos mais ou menos bem. Recebi notícias do Ma [Mário de Andrade], Marc. [Marcelino dos Santos], L., A. [Amílcar Cabral] e dos estudantes da Alemanha.
Por hoje, nada mais do que um abraço do
ass.) H

P.S. – Recebi o aviso da chegada de um caixote ou caixotes do L. Irei buscá-los tal como ficou combinado.

Carta de Hugo Menezes (Conakry) a «Caros Amigos»

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados