Carta de Lúcio Lara a Mário de Andrade

Cota
0011.000.082
Tipologia
Correspondência
Impressão
Dactilografado (2ª via)
Suporte
Papel comum
Remetente
Lúcio Lara
Destinatário
Mário de Andrade
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2

Casa, le 18 mars 1960

    Meu caro Mário

    Acabo de receber a tua carta e apresso-me a enviar-te os 100DM. Justamente quando a recebi estava comigo o Aquino. Bom tipo. Arranjou-me um contacto que eu reputo interessante. Vamos a ver o que dá. A situação aqui está algo floue, e isso dificulta em parte que se possam obter resultados concretos. Mas vamos a ver o que dá. Ele (Aquino é um bom bavardeur. Está muito bem relacionado. Trabalha no bled e por essa razão não pode dar uma assistência mais constante. Creio porém que ele terá férias comigo ainda cá e vamos a ver o que se vai fazer.
    Boa actividade a da Irmgard. Nada lhe fizemos, a não ser que não a pomos ao corrente dos nossos projectos, como ela tanto desejava. De resto escrevo-lhe sempre que entendo. Mandei-lhe de Tunis os n/ documentos. Os pª a África do Sul já seguiram. Os outros seguirão amanhã ou depois. Já não tenho mais documentos pª mandar e essa brochura vem em boa hora.
    Chateia-me que não tenhas ainda o físico em forma. O trabalho promete tornar-se cada vez mais duro e tens de arranjar físico pª o aguentar. Vê se passas daí de Liège uma cópia dos autos. Eu devo estar aqui pelo menos até 4 de Abril (digo pelo menos); isto por questões de correio. Li as notícias do Frank Montero & Cª. tu que estiveste com ele diz-me: Há sinceridade nisso??? Que quer verdadeiramente o ACA? Tenho a impressão que o Gilmore está a trabalhar pª ele… contra nós. Esse Gil é c/ efeito um passarão com o qual nos temos verdadeiramente de acautelar, na previsão de futuras dissensões nos nossos povos.
    Sobre o Comité Internacional de Amigos de Angola é muito bom. E falei nisso ao Abel em Tunis e dei-lhe mesmo a composição do British Committee for Algéria, pª que ele c/ o B.D. estudasse a formação de algo semelhante a n/ respeito.
    Sobre os 20.000 da AvantGard, o Aq. mostra-se muito chateado porque está farto de os pedir e prometem sempre… Não tenho esperanças nenhumas neles. A nota da Gauche foi "transcrita" no A. Garde. Manda-me essa Gauche e o Drapeau Rouge. Estou a fazer um arquivo de todos os artigos e notas dessas sobre Angola e as colónias port. saídas c/ a n/ intervenção directa ou indirecta. Da Gui. nada mais de concreto. Aguardemos.
    Dá saudades aos amigos daí. Um bom abraço. Saudades da Ruth.
    Vais a Paris? Se lá fores dá um jeito ao Ernesto, uma criança grande, estilo filho de colono, que se quer meter no barulho. Há que aproveitar a sua boa vontade sem claro o meter no barulho, até pelo menos ele perca a ideologia colonialista. Mas é pessoalm/ bom gars. Au revoir. Creio que o Aquino convidou o Marcelo a vir até cá. Adeus.

[Verso da página]
Casablanca, le 18 mars 1960
M. YOUSSEF EL SEBAI
SECRETAIRE GENERAL DELA
CONFERENCE DE SOLIDARITE AFRO-ASIATIQUE
89, Abdel aziz Al-Saoud str.
MANIAL - CAIRO

    Cher Monsieur

    A la suite de notre lettre du 13 dernier, nous tenons à préciser les points suivants:
    
    1- Nos conversations à Tunis ont eu lieu entre M. Youssef El Séb

Carta de Lúcio Lara (Casablanca) a Mário de Andrade.

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.