Carta de Vasco Martins a Lúcio Lara

Cota
0009.000.018
Tipologia
Correspondência
Impressão
Manuscrito
Suporte
Papel comum
Remetente
Vasco Martins
Destinatário
Lúcio Lara
Locais
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2

Lx 10/I/60

Caríssimo

    Obrigado pelo teu postal e carta. Como vai a adaptação ao novo ano? Por cá o ano começou com a sensacional fuga de Peniche. Estes tipos ficaram desvairados. Foi quase como se houvesse uma revolução. De norte a sul as estradas oferecem um aspecto bélico impressionante, constantemente patrulhadas. Não se pode viajar de automóvel sem não ter sido mandado parar umas quantas vezes. Este aparato fez com que dois dias depois já todo o país soubesse do acontecido, sendo o motivo de todas as conversas. Perante isto, tiveram de publicar uma nota ridícula, igual em todos os jornais, mas sem indicação da proveniência. Estás vendo: foi o estado maior! Alguns nomes: Álvaro Cunhal, Pedro Soares, Jaime Serra, Francisco Miguel, Joaquim Gomes, Carlos Costa, Carlos de Carvalho, etc. 6 do comité central e 4 funcionários. Já depois da fuga dos oficiais de Elvas, há cerca de um mês, fugiram 4 do Porto.: 2 funcionários do P. C. e dois estudantes, Verdial e Gradim. Até agora, não foi apanhado nenhum dos fugitivos.
    Sobre notícia da “Voz” não sei nada, mas procurarei averiguar. Informo-te, porém, do seguinte: o “Província de Angola” de 21 de Dezembro publica os nomes de todos os incriminados em 3 processos: Na lista estão o Mário e Viriato. A pessoa que tu julgavas não aparece.
    No Rossio houve uns barulhos, mas nada com aspecto político. Também não se pode dizer que fossem teddy-boys, simplesmente o género de malta que aparece sempre nessas coisas.
    Entreguei o que pedias, com a indicação de caso ser necessário comunicar comigo para a resposta me telefonar. Até este momento não disse nada.
    Sobre o telegrama cujo texto já é aqui conhecido, não houve qualquer referência nos jornais.
    O artigo da revista a que te referes, fui eu de facto que o consegui. Uma lança em África (honni(?) soit…)
    Entreguei ontem um novo número para te ser enviado.
    Por hoje não posso ser mais longo. Da próxima vez falarei de assuntos mais pessoais.
    Os meus agradecimentos à tua mulher pelo terrível esforço em me ter escrito algumas palavras. Fiquei muito sensibilizado. Beijos ao Paulo.
    Um grande abraço para vocês dois.

Carta de Vasco Martins (Lisboa) a Lúcio Lara.

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados