Carta de Marcelino dos Santos a Lúcio Lara

Cota
0008.000.011
Tipologia
Correspondência
Impressão
Manuscrito
Suporte
Papel comum
Remetente
Marcelino dos Santos
Destinatário
Lúcio Lara
Locais
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
4
Acesso
Público

Paris, Domingo
6 de Dezembro
    1959
                            Lúcio

    Saudades para a Ruth o miúdo e tu, e esperamos que a temperatura não vos faça mal (podias talvez fazer um fato com a camisa …).
    Estive dois dias na Bélgica e agora estou aqui como turista, a espera de novos acontecimentos. Fiz umas démarches de que ainda não vi resultados. Quanto ao Guido, partiu ante-ontem. Não sei bem onde vai ficar - talvez Bélgica ou Suíça - Estamos esperando notícias.
    Quanto ao Oliveira, ainda não temos resposta. No entanto, esteve cá um membro da U. E., um brasileiro, responsável, que vinha com a intenção de nos falar, em particular dos meios de nos ajudar, e desejando ao mesmo tempo conhecer os problemas nossos.
    Informámo-lo evidentemente, estabelecemos contactos, e sobretudo concretizámos o assunto respeitante às bolsas de estudo.
    Os trâmites a seguir são exactamente aqueles que utilizamos. Somente, agora temo uma possibilidade  de, embora seguindo os trâmites necessários, fazer agir directamente o brasileiro nosso amigo, e que quer fazê-lo.
    No entanto, e voltando ao Oliveira, caso eu seja obrigado a partir, alguém ficará encarregado de tratar com a FEANF ( Féderation des Etudiants d’Afrique Noire en France).
    Temos a direcção do nosso amigo e lhe escreveremos. Mas creiam que não é descuido. Agora, estamos também à espera da resposta, ou melhor de uma acção directa do brasileiro que nos prometeu de intervir.
    Comunicamos já as possibilidade de bolsas de estudo, e as condições em que deveriam ser feitas, para Lisboa ( e por portador ) - que são as que já conhecem.
    Quanto a ti, vais para  a Tunísia. Evidentemente boa sorte.
    Uma sorte extraordinária permitiu que um amigo Tunisiano estivesse de passagem por aqui ontem falei-lhe de ti, tua mulher e teu filho e da tua próxima chegada a Tunis.
    Informou-me que não há dificuldade (para os africanos em particular) em obter o visto.
    Sobre ti, disse-lhe que deixaras a Lusitânia para não ires para a gaiola, mas nada disse sobre o objetivos teus na Tunísia, nem em nome de quem ias. Pedi-lhe apenas para acreditar na tua palavra. Junto vai um pequeno bilhete de recomendação. É um tipo do Néo-Destour, que foi dirigente  dos Estudantes tunisianos em Paris, e que está a CRESCER politicamente no País dele.
    Não vive em Tunis, mas em SOUSSE. Mas vem todas as tardes à Tunis. Escrever-lhe-ás desde a chegada que no dia seguinte, êle passará ver-te lá onde morares provisoriamente.
    Estas últimas semanas tenho estado um pouco flutuante, por causa da situação minha e da Andrée - no caso de ser obrigado a sair daqui. Problemas materiais, etc.
    De toda a maneira, se sair, a Andrée fica cá até fim do ano escolar. Eu irei para Bruxelas e de lá terminarei o mémoire para o Balandir afim de obter o diploma dos Altos Estudos.
    A propósito: na tua ida para a Tunísia não passas por Paris? Seria utilíssimo. Em todo o caso penso escrever-te uma carta de  modo a poderes recebê-la antes do dia 10 ou 11.
    Felicidades.
        Abraços
            Marcelino

P.S.: Diz se fazer favor ao V. que tudo foi entregue à Présence com as correcções necessárias.
Abraços para ele.

Julgo que já receberam o nº do Congresso, da Présence Africaine…


Cher Lucio
Je te remercie pour les photos - Je ne me serais pas si dorée pour les…. nature mortes!!!
Il vaut mieux ne pas approfondir cette question ça tu risquerais d'être méchant!
Je suis contente d'apprendre que tu vas refaire connaissance avec … ton continent.
Comment vont Ruth et le fils? Je pense très bien -
Très affectueusement
Andrée

Carta de Marcelino dos Santos (Paris) a Lúcio Lara.

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados