Acta da reunião da secção de Paris do MAC

Cota
0006.000.049
Tipologia
Actas
Impressão
Manuscrito
Suporte
Papel comum
Autor
Secção de Paris do MAC - Guilherme Espírito Santo
Locais
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
3
Observações

Foi publicado no 1º Vol. de «Um amplo Movimento...»

Acta da reunião da secção do MAC de Paris
[manuscrito por Guilherme Espírito Santo]

Na reunião de 14.7.59 da secção de Paris do MAC, foram tratados certos assuntos que interessam o conjunto do movimento, e em particular a secção actualmente na Alemanha. Passo a resumir:

LAMENTAMOS
– que a maneira de trabalhar dos membros da secção da Alemanha os tenha levado a tomar um certo número de iniciativas feitas em nome do MAC sem que os outros membros tenham sido postos ao corrente. São essas iniciativas:
a) o memorandum aos governos do Gana e da Guiné
b) o pedido de afiliação no All African People Conference. Fazemos e havíamos já feito reservas quanto ao conteúdo do memorandum e em particular ao conteúdo da sua 2ª parte. Fazemos e havíamos já feito reservas quanto aos processos utilizados (em particular no caso da Guiné) para a transmissão do memorandum. Lastimamos pois que as iniciativas tomadas em nome do MAC não tenham sido comunicadas aos outros membros, mesmo depois que os resultados das mesmas tenham sido conhecidos. Fazemos notar aos membros da secção do MAC na Alemanha a necessidade de coordenação de iniciativas e de um real trabalho de equipa entre todas as secções, ditados pelos objectivos colectivos que nos propusemos atingir. Felicitamos-vos pelos resultados e iniciativas tomadas, pelo vosso trabalho, sem todavia deixar de fazer as reservas que nos parecem mais do que justificáveis.
– Para evitar se possível a renovação de tais práticas e a fim de dar maior solidez e vida ao movimento, propomos:
a) que toda a iniciativa feita em nome do MAC tenha sido previamente sancionada pelos seus membros de todas as organizações locais, na medida em que isso é tecnicamente possível
b) que só por delegação de poder se pode utilizar carimbo ou nome do MAC. Que essa delegação não pode ser nem definitiva nem geral. Que essa delegação de poder possa ser retirada em todo o momento.
Isso a fim de assegurar o respeito e a iniciativa de todos os membros e não dar azo a que eventuais porta-vozes do movimento esqueçam que um movimento é, primeiro e sobretudo os membros aderentes.

FOCAMOS PROBLEMAS DE ORGANIZAÇÃO
– a questão da cotização não foi debatida
– foi posta em relevo a necessidade de reforçar a organização. Reforçar o contacto entre as organizações locais. A divulgação no interior de cada secção das proposições interessando o conjunto dos membros. Deixar e abrir à iniciativa local os processos julgados melhores para a agitação e organização. Pensamos no entanto:
a) ser útil reuniões mais frequentes para controle e proposições de tarefas
b) dar importância primordial à execução de tarefas de carácter prático.

PROPOMOS TAMBÉM
– que seja comunicada para Lisboa a resposta do governo do Gana e que essa publicidade saia do âmbito dos membros do MAC para que todos os africanos as conheçam
– que desde já seja estudada a possibilidade de vir em ajuda aos estudantes africanos em Lisboa e em África. Que essa questão seja desde já uma tarefa prática a ser ventilada no quadro da nossa organização.
Estavam presentes à reunião os membros de Paris:
ANDRADE, M [Mário de Andrade]
ESPIRITO-SANTO, G. [Guilherme E. S.]
SANTOS, M. [Marcelino dos S.]
Foi admitido o novo membro, que participou à reunião:
AZANCOT, H. [Hugo A. de Menezes]
Pedimos-vos que vocês nos digam algo sobre as observações feitas e que vejam nelas o desejo de salvaguardar a união e de dar maior força às nossas vontades comuns.

Acta da reunião da secção de Paris do MAC - manuscrita por Guilherme Espírito Santo

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.