Paulo Lara

Nome completo
Paulo Pflüger Barreto de Lara
Nome de guerra / Pseudónimo
Amilano
Sexo
Masculino
Local de nascimento
Lisboa
Data de nascimento
Data da morte

Paulo Lara (1956-2022) passou a infância e adolescência no exílio com os pais Ruth e Lúcio Lara, conhecido dirigente do MPLA. No Congo-Brazzaville fez os estudos primários e secundários. Ainda muito jovem acompanhou o pai e outros combatentes do MPLA em zonas da 2ª Região (Cabinda) e da 3ª Região (leste de Angola). Em Abril de 1972 foi enquadrado nas forças guerrilheiras e teve o seu "baptismo de fogo" em Sanga-Planície e no ataque ao quartel português de Miconge (Cabinda).
Chegou a Luanda em Novembro de 1974, continuando um percurso político e militar no MPLA e nas FAPLA, com participação activa nos confrontos antes e após a Independência. Teve formação especializada em Cuba (1975-1976) e na ex-União Soviética (1981-1985) e desempenhou posteriormente diversos cargos na hierarquia militar, não só no terreno de batalha mas também a nível de análise e estratégia e na reestruturação das Forças Armadas.
Em 1991, com o fim do regime monopartidário, participou na formação das Forças Armadas Angolanas (FAA). Com o retorno à guerra em Angola após as eleições de 1992, foi membro do Estado-maior General e cumpriu várias missões militares.
Estabelecida a paz em Angola em 2002, o General Paulo Lara solicitou e obteve em 2004 a interrupção da actividade militar para prosseguir a formação académica. Licenciou-se em Relações Internacionais, dedicando-se também à investigação sobre a luta pela independência de Angola, para a qual defendia a necessidade de uma visão abrangente e não partidária. Participou em diversas Conferências nacionais e internacionais relacionadas com o tema.
Valorizando a importância da preservação da documentação e dos testemunhos orais, foi co-fundador e um dos grandes impulsionadores da Associação Tchiweka de Documentação. Dirigiu o Projecto Angola - Nos Trilhos da Independência e foi co-produtor do Documentário Independência. Nos últimos anos, investiu grande parte do seu tempo e energia na criação do Portal da ATD.

 

Documentos referenciados

A mostrar 2 resultados de 2

Nacionalistas no exílio

Cota
1007.010.023
Tipologia
Fotografia
Data
31 Dez 1960 / 1 Jan 1961
Locais
Conakry (Conacri)
Guiné-Conakry
Fundo
Arquivo Lúcio Lara

Nacionalistas no exílio (Conakry, celebração de Ano Novo 1961). Entre outros, Lúcio, Paulo e Ruth Lara, Viriato, Eugénia e Marília da Cruz, Conceição e Américo Boavida, Eduardo Macedo dos Santos, Hugo e La Salette Menezes, Amílcar Cabral, Maria Judith Santos.

Nacionalistas angolanos em Conakry

Cota
1008.003.009
Tipologia
Fotografia
Data
1961 / 1962
Locais
Conakry (Conacri)
Guiné-Conakry
Fundo
Arquivo Lúcio Lara
Nacionalistas no exílio (Conakry, 1961-1962). Entre outros, Paulo Lara, José Araújo, combatentes do PAIGC.