Pesquisa em documentos textuais
Voz de Angola clamando no deserto
Trabalho colectivo publicado sob anonimato, contou com a participação de 11 intelectuais e foi escrito em resposta a um artigo racista da «Gazeta de Loanda» intitulado «Contra a Lei, pela Grey». Foi conhecida também por «Solenia Verba». Esta obra colectiva foi já uma semente de luta contra o colonialismo português.
«Solenia Verba» (Voz de Angola clamando no deserto)
Trabalho colectivo publicado sob anonimato, contou com a participação de 11 intelectuais e foi escrito em resposta a um artigo racista da «Gazeta de Loanda» intitulado «Contra a Lei, pela Grey». Esta obra colectiva foi já uma semente de luta contra o colonialismo português.
Associação Académica de Coimbra (AAC). Comunicado de 44 estudantes.
«Pela Honra da Academia de Coimbra». Comunicado assinado por 44 estudantes que condenam a solidariedade demostrada por “um bando de agitadores” solidários com um estudante acusado de “traíção à Patria”. Os dito “agitadores”, com 360 votos, teriam assinado um “manifesto” denominado “Posição” no decurso da última Assembleia Académica. Considerando existirem mais de 2.200 “membros” na Academia, o comunicado “não reconhece o direito” a tal acto. Termina com “Viva Portugal! Viva a Academia! Abaixo o Comunismo!”. O comunicado é visado pela comissão de Censura.
«Schéma destiné à servir de guide aux Etats membres… des Nations Unies»
«Schéma destiné à servir de guide aux Etats membres pour la préparation des renseignements à transmettre en application de l'article 73ème de la Charte, adopté par la Résolution nº 351/VI de la Vème Assemblée générale des Nations Unies». (Annexe I)