Carta confidencial de Michel a «caros amigos»

Cota
0025.000.007
Tipologia
Correspondência
Impressão
Dactilografado
Suporte
Papel comum
Remetente
Michel
Data
Idioma
Conservação
Razoável
Imagens
1
Observações

Foi publicado no 2º volume de «Um amplo movimento…»

Acesso
Público



[Escrito à mão, a vermelho: Confidencial]
13 de Setembro de 1961

Caros amigos

Cabe-me retomar o contacto convosco apenas para vos dizer que as últi­mas notícias que temos do nosso companheiro deportado em Cabo Verde1 nos dei­xam bastante inquietos, pois tudo leva a crer que se prepara alguma cabala con­tra ele. Recen­temente foi informado que seria transferido para a ilha de Boavista, onde as condições de vida são bem piores sobretudo para quem como ele está super vigiado.
Continuamos pensando que se impõe envidar todos os esforços para impe­dir que ele tombe ingloria­mente nas mãos dos seus algozes, pelo que vos pedimos a vossa colaboração fraterna.
Gostaríamos de saber brevemente se será preciso coordenar as nossas possi­bilidades com as vossas. Até há muito pouco tempo a esposa do nosso amigo estava em Lisboa e talvez ainda lá esteja, e o contacto com ela podia ser feito pela pessoa que em Lisboa estabelece o contacto entre nós e vós.
O camarada que falou consigo está ausente por algum tempo e pediu-me para lhe escrever em seu nome, razão por que possivelmente lhe parecerá es­tranho rece­ber esta carta. O que em suma pretendemos é acelerar tão depressa quanto possível a solução do problema do nosso companheiro deportado.

Fraternais saudações e votos dos maiores êxitos na vossa luta.

Michel

Carta confidencial de Michel a «caros amigos» sobre situação de Agostinho Neto e possível fuga

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados